Usuários do Android já estão acostumados a esperar semanas, ou às vezes meses, por atualizações em seus aparelhos após a liberação de uma nova versão, mas o Galaxy S9 parece estar em vias de mudar essa situação.

Algumas fabricantes já usaram a garantia de atualização como diferencial para alavancar as vendas, mas sem definir o prazo específico para isso. A Samsung nunca prometeu nada, porém costuma atualizar seus aparelhos top de linha — ainda que nunca tenha sido conhecida pela agilidade nessa ação. Isso sem falar nos problemas que aparecem em alguns casos, como aconteceu durante a atualização do Galaxy S8 para o Android Oreo.

Junto com o lançamento da versão 8.0 do Android foi anunciado o Project Treble, que visa diminuir o tempo entre lançamento e atualização dos aparelhos. Para que isso aconteça, foi feita a separação do código de baixo nível e da interface que serve como base para o sistema. Assim, as atualizações podem ser feitas de forma mais rápida, com fabricantes de processadores e smartphones trabalhando simultaneamente a fim de liberar a nova versão para o usuário. O projeto foi criado porque tal processo foi apontado como um dos principais motivos da fragmentação na plataforma.

1

Agora foi anunciado que o Galaxy S9, que virá com o Android Oreo de fábrica, vai suportar o Project Treble. Isso quer dizer que, além de todas as novidades da versão, a Samsung não precisará esperar que a fabricante dos chips envie sua atualização para que comece a fazer suas modificações — o que provavelmente vai diminuir o tempo entre lançamento da nova versão e liberação para os usuários.

Muita calma nessa hora

Se seu aparelho já teve a atualização para o Oreo anunciada, não se anime tanto. Acontece que as fabricantes poderão optar por suportar ou não o Project Treble na atualização. Além disso, o suporte ao projeto não garante que a disponibilização seja realmente mais rápida, pois, apesar dos esforços da Google para melhorar o processo, ainda existe a dependência das fabricantes, que precisam fazer sua parte.

Esperamos agora que, com essa nova implementação, os aparelhos sejam atualizados rapidamente por padrão e que fabricantes demorando a atualizar sejam exceção.

Cupons de desconto TecMundo: