Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Melhores da semana: 31/05/13 [vídeo]

Esta edição do Melhores da Semana destaca novidades sobre o Windows 8.1, um sabre de luz caseiro, as excentricidades do Mega Curioso e também os artigos mais quentes do Tecmundo. Fique atualizado neste feriado com nosso resumo.

NOTÍCIAS

Ops! Celular some e foto de mulher é postada no Facebook do dono

André Batista, um fotógrafo de São Paulo, perdeu seu iPhone em um ônibus. Ele não soube se foi por descuido ou por furto, mas registrou um boletim de ocorrência e tentou ligar para o aparelho inúmeras vezes, além de usar um aplicativo de localizaçãom, mas sem sucesso.

Para a surpresa do fotógrafo, uma jovem desconhecida publicou uma foto logada na conta dele no Facebook, e a imagem mostrava o aparelho em questão. Aparentemente, o celular foi encontrado e comercializado para uma pessoa que não soube deslogar dos apps.

A divulgação da imagem na rede social deu resultados. Segundo André Batista, a jovem que aparece na foto se apresentou a uma delegacia com a família para devolver o smartphone e chegar a um acordo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Windows 8.1: Microsoft revela o retorno do Botão Iniciar e novos detalhes

A empresa de Redmond oficializou as modificações trazidas pelo Windows 8.1, e uma delas é o retorno do Botão Iniciar. Muitas pessoas querem a volta desse recurso, mas calma, pois não é exatamente assim. Esse “novo velho” botão vai ser, de fato, um atalho para voltar à Tela Iniciar, o que já podia ser feito com a tecla Windows.

Outras novidades do Windows 8.1 são boot direto para a Área de trabalho, novos tamanhos para ícones, possibilidade de usar o mesmo papel de parede nas duas interfaces e busca aprimorada. A atualização será gratuita e passará a ser distribuída no dia 26 de junho.

Mudanças sutis que fazem muita diferença (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Sabre de luz caseiro pode ser uma verdadeira arma incendiária [vídeo]

Um usuário do YouTube que usa o nome StyroPyro criou um sabre de luz caseiro inspirado na saga de Guerra nas Estrelas. E a invenção pode causar grandes estragos. No vídeo divulgado pelo canal em questão, é possível observar como o invento queima papel, bolinha de tênis e pedaços de madeira.

O sabre foi criado com duas baterias de notebook e um diodo de projetor. Ao todo, são 3 Watts de potência — pode parecer pouco a princípio, mas é uma quantidade poderosa para um laser caseiro.

Google já considerou criar um sistema de teletransporte real

A Google já considerou criar um sistema de teletransporte real. Pesquisadores do Google X — um laboratório sigiloso da empresa responsável por projetos mais arrojados, por assim dizer — propuseram um sistema de teletransporte, mas ele foi cancelado e redirecionado para estudos futuros.

Astro Teller, que é diretor do laboratório em questão, explica que, a fim de teletransportar qualquer coisa, é preciso destruí-la primeiro sem a certeza de que tal objeto será reconstituído em outro espaço.

Conexão de internet a 400 Gbps de velocidade? Isso já é realidade

Pesquisadores descobriram uma forma de melhorar a confiabilidade da internet de alta velocidade. Eles utilizaram uma técnica que elimina ruídos para transmitir dados a uma velocidade de 400 Gbps por meio de fibra óptica.

A transmissão de dados para longas distâncias em alta velocidade por linhas de fibra óptica requer muita energia, e quanto mais energia, mais ruído é produzido. Os pesquisadores então decidiram enviar um sinal regular e um invertido, o que facilita a tarefa de filtrar tal ruído, pois a interferência é espelhada, cancelando-se mutuamente. O estudo foi publicado na Nature Photonics.

MEGA CURIOSO

Os supercarros abandonados em Dubai

Carrões de luxo vêm sendo abandonados em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Tem Mercedes, Jaguar, BMW, Porsches e até Ferraris, todos largados em estacionamentos – até mesmo uma Ferrari Enzo, que tem poucas unidades fabricadas, foi abandonada.

Os motivos para isso são, primeiro, as multas, porque elas podem dar cadeia por lá, e também a grande quantidade de ricos que perderam suas fortunas. Contudo, quem faz isso é impedido de voltar a Dubai e também entra nas listas da Interpol.


(Fonte da imagem: Reprodução/Four Pins)

Menino de 14 anos é considerado mais inteligente que Einstein

Um norte-americano de apenas 14 anos é tido como mais inteligente que Einstein. O nome dele é Jacob Barnett, e o jovem, que tem autismo, está completando um mestrado em Física Quântica.

O garoto demorou a falar, mas, segundo sua mãe, fazia coisas muito adiantadas para sua idade, como desenhar mapas no chão da sala e falar quatro idiomas desde cedo. Até que um dia ele visitou um planetário e respondeu às perguntas que um professor fez para a plateia. Detalhe: o jovem é candidato a ganhar o Prêmio Nobel da Física.


(Fonte da imagem: Reprodução/PTJornal)

10 soluções simples para problemas do cotidiano

Esta lista traz soluções práticas para o dia a dia. Por exemplo, os grãos de milho que não estouraram e viraram pipoca podem ser colocados em uma vasilha tampada com um prato para serem estourados no micro-ondas.

Outra dica: se a pasta para notebook está pesada, aumente o comprimento da alça e coloque nas costas, como uma mochila. Se você quer ter água gelada por um bom tempo, coloque um quarto do líquido em uma garrafinha deitada no congelador. Depois de congelar, complete o recipiente e você terá água gelada por mais tempo.

Para as bananas durarem mais, você pode separá-las, pois elas apodrecem mais rapidamente no cacho. E você pensa que as alças dos colchões servem apenas para carregá-los? Negativo, pois é possível usá-las para prender controles remotos.


(Fonte da imagem:
Reprodução/Buzzfeed)

Outros 7 inventores que morreram por causa de suas criações

O Mega Curioso já publicou uma lista de inventores que morreram ao testar suas criações. Agora, o site IdeaFixa listou mais casos, como o de William Bullock, que criou uma impressora rotativa, chutou o invento, teve sua perna esmagada e morreu nove dias depois durante a cirurgia de amputação do membro.

Outro caso é o de Otto Lilienthal, que morreu após sofrer uma queda de um planador. O inventor da primeira motocicleta com motor também foi vítima de seu invento, assim como o criador do primeiro avião metálico da história.

Alexander Bogdanov acreditava que era possível manter seu corpo jovem com transfusões de sangue. Deu certo até o 12º procedimento, quando ele contraiu malária e tuberculose. Sabin Arnold von Sochocky criou uma tinta de efeitos luminosos feita à base de rádio e morreu devido ao contato com o elemento. Por último, Max Valier desenvolveu carros movidos à base de combustível líquido e morreu durante um teste com um automóvel desse tipo.

Que tal assustar o seu companheiro de quarto assim? [vídeo]

Imagina você ter um companheiro de quarto brincalhão desse jeito. Ele ofereceu um quarto para alugar e, quando aparecia alguém interessado, uma cúmplice aparecia ensanguentada na sala e um outro cúmplice saía correndo da cozinha com uma máscara, tudo para dar um belo susto no interessado.

ARTIGOS

Xbox One vs PS4 vs Wii U: qual tem as melhores especificações?

Nossa primeira dica de artigo é imperdível para gamers. Trata-se de um comparativo entre as especificações de Xbox One, PlayStation 4 e Wii U, os três consoles da oitava geração. Neste texto, você confere quais as vantagens e desvantagens de cada um, e o que isto implica na hora de rodar os jogos.

Vale notar que o mais importante mesmo é a diversão, e isso as três empresas fabricantes dos consoles em questão — Microsoft, Sony e Nintendo — sabem proporcionar, cada uma do seu jeito.

Xbox One: 13 perguntas e respostas sobre o novo console

Ainda falando sobre a oitava geração de video games, recomendamos também a leitura deste texto, que esclarece as principais dúvidas referentes ao console da Microsoft que foi anunciado recentemente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Área 42: Teste da manteiga: qual celular esquenta mais? [vídeo]

A terceira dica de artigo desta semana é o Área 42, que traz um teste peculiar, para dizer o mínimo. O que fizemos foi colocar diferentes smartphones lado a lado para esquentar e descobrir se algum deles é capaz de derreter um tablete de manteiga. Será que isso é possível?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Galaxy S4: 8 dicas e truques para você ficar craque

Temos mais uma dica de artigo que envolve smartphones. É este texto, com oito dicas e truques para você ficar craque no Galaxy S4, o mais novo top de linha da Samsung. O material mostra algumas das funcionalidades que tornam o aparelho um dos melhores da sua categoria.

Conheça as tecnologias que prometem revolucionar o 3D

Outro assunto quente nos últimos dias no Tecmundo são as tecnologias que prometem revolucionar o 3D. Entre elas, destacam-se um display tridimensional com espelhos rotatórios, conferências em três dimensões e também display holográfico.

Projeção 3D pode tornar videoconferências mais próximas do contato humano (Fonte da imagem: Reprodução/USC)

Análise: GeForce GTX 770 [vídeo]

Finalizando a lista de artigos desta semana, temos a análise da placa de vídeo GeForce GTX 770. O Tecmundo foi um dos primeiros veículos do mundo a testar o modelo, e você confere nossas impressões em vídeo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.