Cientistas estudam forma para que smartphones e tablets não quebrem a internet

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas estudam forma para que smartphones e tablets não quebrem a internet

(Fonte da imagem: iStock)

Quando a internet como a conhecemos foi criada, em nenhum momento foi cogitado que, no futuro, aparelhos como smartphones e tablets seriam tão usados para acessar a grande rede. Só que isso se tornou uma realidade, causando preocupação em alguns cientistas da computação, já que o acesso massivo desses gadgets pode acabar “quebrando” a internet.

A arquitetura utilizada na construção da internet foi imaginada para que a rede fosse acessada por servidores e computadores comuns. O acesso de telefones celulares e tablets acaba por entalar os caminhos pelos quais a informação trafega. Se a quantidade absurda de aparelhos dessa natureza resolver acessar o mesmo banco de dados, a arquitetura utilizada pode ficar em risco.

Para resolver esse tipo de problema, cientistas da computação estão estudando uma forma de “atualizar a internet”, fazendo com que ela trabalhe sem problemas para todo o tipo de aparelho. A revista Technology Review conversou com alguns desses estudiosos, que contaram algumas ideias que têm para o problema.

A ideia que recebeu destaque foi citada por Lixia Zhang, cientista da UCLA. Para criar uma conexão entre aparelhos como um computador e um smartphone, é necessário que a informação saia de um, vá até um servidor que fica sabe-se lá onde, e só então chegue ao seu destino, que pode estar a 10 metros de distância.

Todo esse caminho que a informação percorre poderia ser diminuído caso fosse criada uma nova tecnologia de roteamento de informação chamada Named Data Networking (NDN).

Como funcionaria a NDN?

Em termos simplificados, a NDN funcionaria de uma maneira que muita gente pode achar similar ao funcionamento de torrents. Se você tenta baixar um vídeo ou música através do seu smartphone, em vez da requisição da informação em um servidor central a NDN apenas procuraria uma cópia do arquivo em um local mais próximo ao que você esteja.

Claro que o projeto precisaria ser refinado para resolver diversos problemas no seu conceito, mas, segundo o cientista David Clark, a criação da NDN é algo que poderia ser considerado como revolucionário, já que muda significantemente a maneira como a informação trafegaria na rede.

A reportagem completa da Technology Review pode ser lida clicando aqui (em inglês).

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.