Chegou a vez de o Baixaki contemplar o tricolor carioca em nossa série de artigos para que você aprenda a personalizar a Área de Trabalho com cores e formas do seu time. Em breve teremos todos os grandes clubes brasileiros para atender às torcidas, sempre tão apaixonadas pelo futebol.

Neste artigo apresentaremos papéis de parede, protetores de tela, ícones e diversos recursos que mudarão completamente a cara do seu computador. Confira nas linhas abaixo um pouco mais sobre o Fluminense Football Clube, o primeiro grande time de futebol do Rio de Janeiro.

História

A criação do Fluminense remete à vida de Oscar Alfredo Cox, um jovem brasileiro que aos dezessete anos regressou ao Brasil após uma viagem de estudos para a Suíça, onde aprendeu a gostar do futebol. Ao chegar aqui passou mais cinco anos pensando em como inserir o esporte no Rio de Janeiro, já que a atenção de todos na época era voltada para o remo.

Em nova viagem para a Inglaterra, o jovem aprendeu mais novidades sobre o esporte e voltou ao Brasil – em 1901 - com o ideal de formar seu próprio time de futebol. Inicialmente formou uma pequena equipe com seus amigos e passou a disputar partidas contra outras formações de ingleses.

Time campeão carioca em 1908.

Time de 1908: campeão carioca invicto.

Cerca de um ano depois e com pouco mais de vinte integrantes, em 21 de julho de 1902, foi fundado o Fluminense Football Club. O nome do time deriva do latim “flumem”, que significa “do rio”. Oscar Alfredo Cox foi inclusive o primeiro presidente do novo clube.

O pioneirismo do Fluminense dentro do Rio de Janeiro motivou a criação de alguns dos maiores clubes de futebol da região, já que muitos deles eram voltados apenas para o remo, como as grandes equipes de regatas que atuavam na época. O primeiro jogo do Fluminense foi realizado em 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club. O placar foi de 8 a 0 para o tricolor, uma estreia com o pé direito para um time que viria a se tornar um dos grandes do Rio.

Hino

Todo bom torcedor conhece os hinos e cantos do seu time e os exalta com todo o amor dentro e fora dos gramados. O Fluminense tem como hino oficial a composição de Antonio Cardoso de Menezes Filho, que você conferir abaixo.

Companheiros de luta e de glória
Na peleja incruenta e de paz
Disputamos no campo a vitória
Do mais forte, mais destro e sagaz!

Nossas liças de atletas são mansas
Como as querem os tempos de agora
Ressuscitam heroicas lembranças
Dos olímpicos jogos de outrora

Não nos cega o furor da batalha
Nem nos fere o rival, se é mais forte!
Nossas bolas são nossa metralha
Um bom goal, nosso tiro de morte

Fluminense, avante, ao combate
Nosso nome cerquemos de glória
Já se ouve tocar a rebate
Disputemos no campo a vitória.

No entanto o time também conta com uma marcha muito bela, criada por Lyrio Pannicalli e Lamartine Babo. O curioso é que em muitos casos ela é mais cantada do que o próprio hino do Fluminense. Confira o vídeo cantado por Tim Maia e acompanhe a letra neste link.

Para os amantes da música clássica ou de composições instrumentais, encontramos uma versão da marcha tocada no violino. O resultado é muito belo e com certeza agradará aos ouvidos da nação fluminense.