Gmail: o que é CC e CCO e como usar nos e-mails

1 min de leitura
Imagem de: Gmail: o que é CC e CCO e como usar nos e-mails
Imagem: https://www.shutterstock.com/

O Gmail, assim como outros serviços de e-mail, conta com funções padrões de correspondências eletrônicas, entre elas os campos CC e CCO. Porém, muita gente ainda não sabe como eles funcionam, e nem mesmo o que significa cada uma das siglas.

Hoje o TecMundo te explica o significado de cada uma delas, e também as suas respectivas funções. Confira:

O que é CC?

CC é uma sigla para a expressão “carbon copy”, que em uma tradução direta significa "cópia carbono". A frase faz uma referência à antiga prática de se utilizar o papel carbono para reproduzir cópias do que está escrito em folhas de papel, uma vez que o composto químico transfere as informações desenhadas com a tinta da caneta, para o papel em branco posicionado atrás.

O Gmail conta com a opção de enviar e-mails Com Cópia e Com Cópia OcultaO Gmail conta com a opção de enviar e-mails Com Cópia e Com Cópia OcultaFonte:  Reprodução / TecMundo 

Com a popularização do e-mail no Brasil, o termo em português também passou a ser adotado com a mesma sigla, mas com o significado "Com Cópia". Já na prática, a função replica o conteúdo de um e-mail que foi enviado para todos os destinatários anotados neste campo. De uma forma similar à antiga prática usada com papel carbono.

Também é possível responder um e-mail e adicionar uma nova pessoa no campo CC. Com isso, além de poder visualizar a resposta, esse destinatário também pode acompanhar todo o histórico de mensagens, caso essa correspondência eletrônica possua.

O que é CCO?

Diferente de CC, em inglês, a sigla é chamada de BCC, que significa “Blind Carbon Copy”. Traduzida para o português, ela significa "Cópia Carbono Oculta". Entretanto, nos serviços de e-mails em nossa língua, a sigla mudou para CCO, cuja definição é "Com Cópia Oculta".

Shutterstock
Fonte:  Shutterstock 

Na prática, a grande diferença entre CC e CCO é que na versão oculta os destinatários não conseguem ver quais outros endereços estão em cópia. A função é muito usada principalmente em empresas que fazem o envio de mensagens em massa, escondendo as informações de todos os seus destinatários.

Entretanto, é importante lembrar que apenas os endereços dos destinatários ficam ocultos na função. Tanto o conteúdo da mensagem, como anexos e outros elementos do e-mail, ficam visíveis para todos aqueles endereços listados dentro do campo CCO.

Agora que você já sabe o significado das siglas e suas respectivas funções, já pode começar a utilizar os campos da maneira correta  no Gmail, e de acordo com cada correspondência eletrônica enviada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.