Como rastrear uma compra no Mercado Livre (Código de rastreio)

3 min de leitura
Imagem de: Como rastrear uma compra no Mercado Livre (Código de rastreio)
Imagem: Mercado Livre/Divulgação
Avatar do autor

Após comprar no Mercado Livre aquele produto que você tanto queria, chega a hora de acompanhar a entrega da mercadoria. O rastreamento pode ser feito de forma simples e rápida tanto pelo aplicativo quanto pelo site da empresa, permitindo ter uma previsão de quando ocorrerá a entrega.

Mas, antes de ensinar como rastrear uma compra do Mercado Livre, precisamos explicar que há diferentes métodos de envio de pacotes. Enquanto algumas lojas têm parceria com os Correios, outras trabalham com transportadoras (há também aquelas que oferecem as duas alternativas).

Em caso de dúvida, volte ao anúncio e verifique o método usado ou pergunte diretamente ao vendedor antes de finalizar a compra. Vale lembrar que alguns fornecedores também permitem fazer a retirada no local e disponibilizam a opção de combinar outras formas de entrega.

Fez a compra? Agora, acompanhe a entrega pela internet.Fez a compra? Agora acompanhe a entrega pela internet.Fonte:  Unsplash 

Dito isso, descubra como rastrear os pacotes do Mercado Livre.

Como rastrear a compra do Mercado Livre

Os detalhes referentes ao pedido, incluindo o código de rastreamento, são enviados por e-mail e podem ser conferidos na conta na plataforma. Veja como acompanhar a entrega pelo celular e na página do e-commerce.

Rastreamento pelo app

1. Abra o app do Mercado Livre, disponível para Android e iOS, e toque no ícone de três linhas no canto superior esquerdo da tela.

Tela inicial do app.Tela inicial do app.Fonte:  André Dias/Reprodução 

2. Toque na opção “Minhas compras”.

Abrir menu de compras.Abrir o menu de compras.Fonte:  André Dias/Reprodução 

3. Toque no pedido que deseja rastrear, entre as alternativas exibidas.

Compras realizadas na plataforma.Compras realizadas na plataforma.Fonte:  André Dias/Reprodução 

4. Na tela seguinte, são exibidas as informações referentes à compra, mostrando, por exemplo, se o pacote está em preparação ou a caminho. Datas e horários também podem ser visualizados.

Informações sobre o envio.Informações do envio.Fonte:  André Dias/Reprodução 

5. Para conferir o código de rastreio e outras informações, toque na opção “Detalhe do envio”, que mostra todas as atualizações da entrega.

Histórico completo do envio do pedido.Histórico completo do envio do pedido.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Rastreamento pelo site

1. Prefere acompanhar a entrega da compra pelo browser? Nesse caso, abra o navegador no smartphone ou no computador e acesse o site do Mercado Livre.

Página de login da plataforma.Página de login da plataforma.Fonte:  Mercado Livre/Reprodução 

2. Faça login na conta e clique no menu “Compras”, ao lado do nome de usuário.

Menu de compras.Menu de compras.Fonte:  Mercado Livre/Reprodução 

3. Uma lista com as compras feitas será exibida. Clique em “Ver compra” dentro do pedido que deseja rastrear.

Lista de compras visualizada na versão web da plataforma.Lista de compras visualizada na versão web da plataforma.Fonte:  André Dias/Reprodução 

4. Na próxima janela, denominada “Status da compra”, você verá a linha do tempo com todas as etapas pelas quais o pacote já passou (preparação, a caminho etc.), além da estimativa de entrega.

Atualizações sobre a entrega do pedido.Atualizações da entrega do pedido.Fonte:  André Dias/Reprodução 

5. É possível encontrar o código de rastreamento do produto ao clicar em "Detalhe do envio", desde que ele esteja sendo transportado pelos Correios. Os dados ficam na parte inferior da tela.

Localização do código dos Correios.Localização do código dos Correios.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Rastreamento pelos Correios

Outra opção para quem compra online e quer acompanhar a entrega é usar o rastreamento dos Correios. Vale lembrar que, nesse caso, o acompanhamento só estará disponível se esse for o método de envio da mercadoria.

Veja o passo a passo para rastrear o código dos Correios.

1. Acesse o site dos Correios.

2. Copie o código de rastreamento da compra fornecido pelo Mercado Livre e cole no campo de digitação em “Acompanhe seu objeto”, na página inicial, e clique no ícone de busca. O código está disponível nos detalhes do envio da compra, como mostrado acima.

Acompanhe a entrega pela página dos Correios.Acompanhe a entrega pela página dos Correios.Fonte:  Correios/Reprodução 

3. Na página seguinte, serão exibidas todas as informações do envio (data de postagem, horário, encaminhamentos, tentativas de entrega etc.).

O mesmo procedimento pode ser feito no app dos Correios e em outras plataformas de rastreamento, como o Muambator. Basta usar o código fornecido pelo marketplace e verificar as informações do envio na tela.

Entregas concluídas

O sistema de rastreamento de compras do Mercado Livre exibe também informações dos pedidos entregues. Quando for o caso, o menu mostra as opções “Ver compra” e “Comprar novamente”, em vez de “Acompanhar o envio”.

Ao clicar em “Ver compra”, você tem as informações de entrega do produto. Se quiser visualizar o histórico completo, clique em “Detalhes do pagamento e envio”, no canto direito, e depois em “Detalhes do envio”.

Informações sobre as compras antigas também podem ser acessadas.Informações de compras antigas também podem ser acessadas.Fonte:  Mercado Livre/Reprodução 

Esses dados são importantes para quem teve algum problema com o pedido, como nos casos em que a compra é dada como finalizada, mas o cliente não recebeu o produto.