Elon Musk admite que faz postagens no X que prejudicam a própria empresa

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk admite que faz postagens no X que prejudicam a própria empresa
Imagem: GettyImages

O bilionário Elon Musk admitiu que faz publicações que não são verdadeiras e que podem gerar problemas financeiros para a rede social X, o antigo Twitter. A informação foi divulgada como parte do depoimento do empresário em uma ação judicial.

"Existe algum risco de o que eu digo ser incorreto, mas é preciso equilibrar isso com ter um efeito inibidor sobre a liberdade de expressão em geral, o que minaria toda a base de nossa democracia", disse Musk.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além disso, ele reconheceu que "provavelmente fez mais coisas para prejudicar financeiramente" a companhia do que para ajudá-la. "Eu não guio minhas postagens pelo que é benéfico do ponto de vista econômico, mas pelo que eu acredito ser interessante ou importante, ou que entretenha o público", afirmou.

Musk foi processado por difamação em 2023 após alegar que um jovem chamado Ben Brody estava envolvido em uma teoria da conspiração. Por meio de tweets e interações com outros usuários, o rapaz foi acusado de ser uma pessoa retratada em um vídeo, "querer fazer parte do governo" e estar conectado à disputa de dois grupos de extrema-direita nos Estados Unidos.

Na verdade, o rapaz não era Brody, que estava em outro estado no momento em que o vídeo foi gravado. Em sua defesa, o bilionário disse acreditar que "pessoas são atacadas toda hora na mídia" e que "raramente isso tem um impacto negativo significativo" na vida de alguém.

Musk comprou o Twitter no final de 2022.Musk comprou o Twitter no final de 2022.Fonte:  GettyImages 

Por outro lado, o advogado de acusação argumentou que qualquer publicação de Musk "é equivalente a 30 estádios de beisebol lotados". Atualmente, a conta do dono da rede social inclui 179,8 milhões de seguidores na plataforma.

Bilionário iniciou polêmica contra o STF

Ainda no depoimento, segundo o site Huff Post, Musk demonstrou desconhecimento do próprio motivo do processo movido contra ele, ainda sem um veredito por parte do juiz. Em mais de um momento da fala, ele achou que o advogado de Brody era, na verdade, a pessoa por trás da ação judicial e que estava lá "apenas para pegar dinheiro".

Essa não é a primeira vez que Musk admite que fala demais — ele até já xingou publicamente anunciantes que deixaram a rede social por sua causa — e que isso pode afastar parceiros importantes.

Musk defende que suas postagens são defesa à liberdade de expressão.Musk defende que suas postagens são defesa à liberdade de expressão.Fonte:  GettyImages 

Empresas já abandonaram o X por diferentes motivos, desde um post antissemita do próprio bilionário até um relatório que apontava propagandas ao lado de publicações de cunho nazista. A receita publicitária da rede social despencou nos últimos dois anos.

Além disso, agora o dono do X está em uma cruzada contra o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil. Nos últimos dias, Musk compartilhou críticas em especial ao ministro Alexandre de Moraes e pode até ser investigado no país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.