Elon Musk acusa Alexandre de Moraes de censura e ameaça fechar X no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk acusa Alexandre de Moraes de censura e ameaça fechar X no Brasil
Imagem: GettyImages

Elon Musk usou a sua conta no X, antigo Twitter, para publicar acusações de censura contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal de Justiça (STF). Na tarde de sábado (6), o bilionário questionou o magistrado, na rede social da qual é dono.

"Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?", publicou Elon Musk, em um post de janeiro de Moraes, que citava a nomeação de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, como ministro da Justiça.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Musk respondeu a um post de Alexandre de Moraes (foto) de janeiro, última publicação do ministro no X.Musk respondeu a um post de Alexandre de Moraes (foto) de janeiro, última publicação do ministro no X.Fonte:  GettyImages 

Ainda no sábado, Elon Musk compartilhou um longo post do jornalista Michael Shellenberger, intitulada "Twitter Files - Brazil", uma série de documentos que mostram detalhes de comunicações entre os diretores da rede social e autoridades brasileiras, além de acusações de "ampla repressão à liberdade de expressão" liderada por Moraes.

"Esta censura agressiva parece violar a lei e a vontade do povo do Brasil", escreveu Elon Musk, em seu retuíte. O magnata, dono da também da Tesla e da SpaceX, se define como um "absolutista da liberdade de expressão".

"Em breve, o X publicará tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes e como essas solicitações violam a legislação brasileira. Este juiz traiu descarada e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre, vergonha", disse Musk.

Ainda na sequência de posts, o dono da rede social respondeu a um seguidor que estaria suspendendo os bloqueios de contas solicitados pelo governo e que pode fechar o escritório do Twitter no Brasil, mas sem entrar em detalhes.

"Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios importam mais do que o lucro", completou.

O que diz a Constituição Federal de 1988

A Constituição Federal de 1988 destaca que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", no artigo 5º, parágrafo IV. Porém, a liberdade de expressão não é irrestrita.

No artigo 3º, que cita os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, o parágrafo IV cita a promoção do bem de todos. "Sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", diz a constituição brasileira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.