Cloud computing: quais as vantagens de apostar em nuvem híbrida?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Cloud computing: quais as vantagens de apostar em nuvem híbrida?

A computação na nuvem tem se tornado uma realidade em diversas empresas, em especial a nuvem híbrida. Em uma pesquisa divulgada pela Fujitsu, foi revelado que as organizações que apostam nessa modalidade alcançam a transformação digital quatro vezes mais rápido. 

Ainda conforme a Fujitsu, a adoção da nuvem híbrida também reflete em outros aspectos profissionais. Ao utilizar essa modalidade de cloud computing, 60% dos líderes de TI se declararam mais confiantes para cuidar de aspectos referentes à segurança empresarial. 

Porém, você sabe como funciona a nuvem híbrida e as vantagens de adotá-la em uma pequena empresa? Confira a seguir. 

GettyImages/Reprodução  GettyImages/Reprodução  A nuvem híbrida tem se tornado uma aposta cada vez mais frequente em diversas empresas.

Como funciona a nuvem híbrida? 

Nessa modalidade, temos pelo menos dois ambientes de computação compartilhando informações, sendo no mínimo uma nuvem privada e uma nuvem públicaCom essa combinação, é possível armazenar dados e também executar aplicações variadas em ambientes distintos. 

Por que adotar a nuvem híbrida? 

Dentre as principais vantagens de trabalhar com a nuvem híbrida, podemos destacar os seguintes pontos: 

Agilidade no desenvolvimento 

Aqueles que decidem por adotar a nuvem híbrida conseguem lançar novos produtos no mercado de maneira mais rápida. Com esse recurso, é possível personalizar toda infraestrutura de uma companhia para criar um ambiente propício ao teste de novas ideias. 

Melhora na escalabilidade 

O intuito de qualquer pequena empresa é crescer e aumentar suas demandas, certo? Usando a nuvem híbrida e recursos como o Dell Cloud Tier isso deixa de ser uma preocupação, que ela traz o que é preciso para melhorar a velocidade de processamento e a largura de banda. 

Conformidade com regulamentações 

Se a empresa lida com o desenvolvimento de aplicações, precisa se adequar às regras relacionadas ao local em que o app pode rodar. A nuvem híbrida diminui esse gargalo, pois ajuda a respeitar os requisitos regulamentares usando as nuvens públicas e privadas. 

Operação contínua 

Outra vantagem do uso da nuvem híbrida é a possibilidade de manter as operações sem interrupção. Dessa forma, é garantido que os serviços continuem funcionando mesmo em caso de falhas ou manutenções 

Aliás, essa experiência fica ainda mais completa com o uso do Dell Azure Stack HCI, ideal para executar aplicativos virtualizados. 

GettyImages/Reprodução  GettyImages/Reprodução  A implantação da nuvem híbrida traz diversas vantagens para uma pequena empresa.

O que considerar ao adotar a estratégia de nuvem híbrida? 

Se você está de olho na implantação da nuvem híbrida, alguns pontos que deve observar. Os principais estão destacados a seguir. 

Análise os objetivos de negócios 

Para adotar essa estratégia, é preciso definir claramente os objetivos de negócios que a nuvem híbrida visa alcançar. Isso pode incluir redução de custos, flexibilidade, escalabilidade, resiliência e melhor suporte a iniciativas de transformação digital. 

Faça a avaliação de workloads 

Outro ponto importante é analisar as cargas de trabalho (workloads) existentes para determinar quais são mais adequadas para a nuvem pública, privada ou local. Algumas aplicações podem exigir uma infraestrutura dedicada, enquanto outras podem se beneficiar da elasticidade da nuvem pública. 

Pense na segurança 

Avalie a segurança, incluindo requisitos regulatórios e políticas internas. Certifique-se de que a solução de nuvem híbrida adotada atenda aos padrões de segurança necessários para proteger os dados sensíveis da empresa. 

 GettyImages/Reprodução   GettyImages/Reprodução  Seguindo corretamente as etapas de planejamento e implementação, a nuvem híbrida se torna uma importante aliada.

Faça o gerenciamento de dados 

certifique-se de ter políticas claras para a retenção e proteção de dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.