Doodle do Google celebra a vida do escritor James Baldwin

1 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google celebra a vida do escritor James Baldwin
Imagem: Google

O escritor e ativista norte-americano James Baldwin é o homenageado pelo Google no Doodle desta quinta-feira (01). Uma ilustração do autor aparece na página inicial do buscador e do aplicativo da companhia.

Na imagem, Balwdin aparece em frente a uma mesa com livros, um manuscrito e uma xícara de café. Ao clicar na ilustração, é possível conhecer mais detalhes sobre esse importante autor.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Suas obras mais importantes incluem O Quarto de Giovanni, Notas de um Filho Nativo, Terra Estranha e Se a Rua Beale Falasse, que foi adaptada para os cinemas em 2018. Várias delas foram traduzidas e lançadas no Brasil.

O dia não foi escolhido por acaso: em 1º de fevereiro  1998, a coletânea póstuma de ensaios James Baldwin: Collected Essays saiu nos EUA e trouxe os trabalhos do autor para uma nova geração.

Quem foi James Baldwin

Balwdin começou a publicar livros em 1953, com Go Tell it on the Mountain, e rapidamente se estabeleceu como um grande nome da literatura norte-americana.

Fora as temáticas de raça e classe social, ele com frequência tratava de sexualidade e masculinidade na figura de seus protagonistas a partir de uma abordagem pouco comum no período.

Um retrato de James Baldwin.Um retrato de James Baldwin.Fonte:  Google 

O escritor também lançou coletâneas de ensaios, poemas e peças de teatro. O documentário Eu Não Sou Seu Negro, que fala sobre o racismo nos Estados Unidos, tem como base um manuscrito inacabado do autor.

Além dos trabalhos literários, Baldwin foi um notável ativista do movimento dos Direitos Civis (Civil Rights) nos Estados Unidos. Apesar do envolvimento político, ele também passou parte da vida em Paris por causa dos estudos e é tão admirado na França quanto em sua tera natal.

Fevereiro é considerado o Mês da História Negra nos EUA. Nestes dias, figuras de vários setores da sociedade recebem o devido reconhecimento pelas contribuições ao país e a segmentos como cultura, política e sociedade.

Algumas das obras de Baldwin disponíveis no Brasil pela editora Companhia das Letras.Algumas das obras de Baldwin disponíveis no Brasil pela editora Companhia das Letras.Fonte:  Companhia das Letras 

Além disso, momentos históricos também são relembrados, incluindo questões como segregação social e o período de escravidão. Ao longo das próximas semanas, outras homenagens envolvendo a data devem ser divulgadas pela Google, incluindo outros Doodles com figuras marcantes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.