Atriz Isis Valverde tem falsos nudes criados por IA publicados em redes sociais

1 min de leitura
Imagem de: Atriz Isis Valverde tem falsos nudes criados por IA publicados em redes sociais
Imagem: Getty Images/Reprodução

A atriz Isis Valverde teve falsos nudes compartilhados nas redes sociais nessa quinta-feira (26), após imagens reais dela, postadas em seu perfil no Instagram, serem alteradas para mostrá-la sem roupas. O crime cibernético foi denunciado às autoridades do Rio de Janeiro.

Há pelo menos três montagens com fotos de Isis circulando pela internet como se fossem verdadeiras, de acordo com o g1. Em uma delas, a foto original, em que ela está de biquíni, foi modificada em programas de edição para que a atriz aparecesse com o corpo totalmente nu, enquanto em outra apenas os seios ficam à mostra.

Imagens verdadeiras da atriz foram manipuladas digitalmente, segundo o advogado dela.Imagens verdadeiras da atriz foram manipuladas digitalmente, segundo o advogado dela.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Em nota divulgada à imprensa, a assessoria da atriz afirma que “as imagens são totalmente falsas e criadas através de recursos digitais”. Os responsáveis pelo vazamento teriam utilizado um aplicativo de inteligência artificial para realizar as modificações nos arquivos reais, adicionando o rosto dela ao corpo nu de outra mulher.

O advogado de Isis Valverde, Ricardo Brajterman, disse ao Metrópoles que os nudes atribuídos a ela não mostram as tatuagens da atriz, o que ajuda a identificar a fraude. A protagonista do filme Ângela, recém-lançado pelo Amazon Prime Video, não irá se pronunciar sobre o caso.

Leis que punem o vazamento de nudes

O vazamento de nudes, como o atribuído às fotos de Isis Valverde, pode ser punido no Brasil por meio de duas leis, pelo menos. Uma delas é a Lei Rose Leonel (Lei nº 13.772/2018), que criminaliza o registro não autorizado de intimidade sexual e prevê pena de seis meses a um ano de detenção.

Já a Lei nº 13.718/2018 tem punição maior, que vai de um a cinco anos de detenção, para a divulgação de imagens de sexo ou pornografia sem consentimento ou de cena de estupro ou estupro de vulnerável. O caso envolvendo a atriz será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Conforme Brajterman, a artista vai solicitar à justiça a retirada do ar do app usado na edição das fotos. Além disso, notificou os provedores de internet que estão compartilhando as imagens fraudulentas e tomará medidas também contra os autores das montagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.