6 apps de fotos que utilizam inteligência artificial

3 min de leitura
Imagem de: 6 apps de fotos que utilizam inteligência artificial

As opções para quem adora fotografar e editar imagens estão ficando mais incrementadas. Isso se deve ao uso da inteligência artificial (IA), uma tecnologia que está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Além de ser usada em eletrodomésticos, sistemas, carros e outros, está sendo aplicada em vários aplicativos de celular de armazenamento e edição de imagens.

Neles, a tecnologia permite o reconhecimento facial de pessoas, para uma melhor organização, ajuda a fazer uma foto melhor e auxilia na edição e retoque das imagens. Entre os apps que já usam a inteligência artificial, temos alguns destaques. Confira a lista a seguir e saiba como a IA está aperfeiçoando e modificando os registros fotográficos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Lensa

Lensa inteligencia artificialO app Lensa utiliza da Inteligência Artificial para criar fotos e selfies.

O Lensa chegou com tudo, principalmente nas redes sociais. O aplicativo oferece uma ferramenta chamada “Magic Avatars”, que utiliza a IA para criar selfies realistas. Isso tudo com variações de ângulos, expressões e até mesmo cenários.

O app, que pode ser baixado via Android e iOS, é pago. Portanto, se você estiver realmente interessado em ter suas selfies criadas por uma IA, saiba que será necessário desembolsar um certo valor — de R$ 20,99 a R$ 42,99.

2. Prisma

Esse aplicativo disponível para iOS e Android levou o uso de filtros a outro nível. Já muito populares no Instagram, aqui os filtros fazem mais do que um simples toque artístico.

Ao escolher um deles, demora alguns segundos para que as imagens se modifiquem em pinturas, desenhos e até artes abstratas. Para dar esses efeitos, o sistema do app usa uma combinação de redes neurais e inteligência artificial no processamento das fotos — inclusive, transforma suas fotos em desenhos.

1

3. FaceApp

fotos inteligencia artificialO FaceApp dispõe a possibilidade de "mudança" de idade e até mesmo de gênero.

Por meio de inteligência artificial, esse aplicativo (para iOS e Android) coloca um sorriso no seu rosto, de um jeito que fica quase sempre convincente. Também tem a opção para que as pessoas pareçam mais velhas e até para ver como seriam se fossem do gênero oposto.

Ainda está longe da perfeição, mas já sinaliza um futuro em que será ainda mais difícil confiar no que os olhos veem. Realmente incrível, não é mesmo?

4. Google Fotos

Neste app, a inteligência artificial é usada na organização de álbuns e imagens. É isso que faz que seja possível a divisão por pessoas retratadas, já que a IA é capaz de fazer reconhecimento facial e agrupar todas as imagens correspondentes àquele rosto.

O usuário consegue, por exemplo, ter todos os resultados de fotos de cachorro, só de pesquisar pela palavra-chave. O mesmo pode ser feito com objetos, pessoas e lugares.

2

5. Teleport

fotos inteligência artificialO Teleport usa a IA para alterar pedaços específicos da imagem.

Sem ser necessário selecionar as áreas de edição, esse app para Android e iOS usa a IA para alterar pedaços específicos da imagem, como apenas o cabelo e a cor da pele da pessoa retratada ou somente o fundo da imagem.

Não são feitas grandes modificações, mas vale a pena testar. Afinal, é um aplicativo capaz de mudar algumas referências da sua própria aparência.

6. Microsoft Pix

fotos inteligencia artificialO Microsoft Pix utiliza a IA já no clique da foto, ajustando a imagem de acordo com o ambiente.

O aplicativo para iOS usa a inteligência artificial já no momento do clique, ajustando cada imagem de acordo com fatores como o ambiente, a luz do local e a velocidade. Com ele, também é possível tirar várias fotos ao mesmo tempo e ter a seleção dos melhores cliques.

Gostou do conteúdo? Para mais matérias com aplicativos e plataformas que surfam na onda das novidades, fique de olho aqui no TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.