Conheça os 10 melhores editores de fotos para Android

6 min de leitura
Imagem de: Conheça os 10 melhores editores de fotos para Android

Não dá para negar que uma das principais funções usadas nos smartphones atuais seja a câmera, utilizada para tirar fotos e postar nas redes sociais, ter a lembrança de um momento especial ou até para compartilhar algo rapidamente com os amigos. Só que essas imagens nem sempre saem perfeitas e acabam precisando de ajustes, e é aí que os editores entram em cena.

O bom é que no Android, por exemplo, há diversos aplicativos de edição de imagem que você pode experimentar. Cada um tem seu público e funções diferentes, o que torna difícil a hora de decidir qual usar como app principal. Para ajudar na escolha daquele que mais combina com seu estilo e necessidade de uso, separamos alguns dos melhores editores de fotos para Android!

1. Snapseed

O Snapseed é um dos principais editores de fotos para Android atualmente, até porque pertence ao Google e é desenvolvido por ele. Dá para dizer que esse é um app bem completo e um dos primeiros a ser considerado se você quer um editor que faça um pouco de tudo. É possível realizar edições mais avançadas e mexer no contraste, na exposição, no brilho e muito mais. Fora isso, você consegue fazer pequenos ajustes, realizar retoques e aplicar diversos filtros para dar um efeito diferente na foto.

Até pela sua quantidade de recursos e opções, pode ser um pouco difícil de aprender a usar o Snapseed por completo, entretanto, com uma certa prática, você deixará suas fotos perfeitas e prontas para serem compartilhadas. Por fim, vale mencionar que o app pode ser usado totalmente de graça.

2. Fotor

O Fotor é mais um aplicativo incrível e bastante completo para quem precisa de um editor de imagem. Para quem gosta de filtros, basta saber que o app oferece uma variedade bem extensa e interessante de opções, mas é claro que ele não se limita a isso.

Você ainda pode editar o contraste, as cores, a exposição e o brilho das suas fotos, por exemplo. Se isso não for o suficiente, também dá para manipular a imagem com retoques, efeitos e configurações pré-definidas. O melhor é que dá para usá-lo de graça, embora você também tenha a opção de realizar compras dentro do app.

3. Pixlr

Conhecido por muitos como um verdadeiro Photoshop de bolso, não dá para ignorar o fato de que o Pixlr é um dos mais completos editores de fotos para Android. Sua versão web é super avançada, mas o app mobile não fica muito atrás e consegue ser superior a muitos de seus concorrentes.

É possível aplicar filtros, fazer edições avançadas, colagens e até montagens à vontade. Ele é perfeito para todas situações e consegue fornecer recursos de manipulação de imagem para quem não quer ficar somente nas edições mais básicas.

O app em si pode ser baixado e usado de graça, mas há algumas compras dentro dele para quem quiser se livrar dos anúncios e ter acesso a ainda mais conteúdo.

4. Afterlight

Mesmo não sendo tão conhecido ainda, esse app é uma excelente opçãoMesmo não sendo tão conhecido ainda, esse app é uma excelente opção.Fonte:  Afterlight/Reprodução 

O Afterlight não é um dos aplicativos mais conhecidos entre os editores de imagem para Android, ainda mais em comparação com nossas outras sugestões. Só que é claro que isso não impacta sua qualidade ou os recursos que ele oferece para seus usuários.

Ele conta com muitos filtros legais, ajustes manuais (para alterar exposição, contraste, brilho etc.) e até mesmo efeitos especiais para deixar suas fotos parecendo que foram tiradas com filme em uma antiga máquina fotográfica.

Como tantos outros, você pode baixar e usar o app de graça, mas também tem recursos pagos.

5. Adobe Lightroom

Caso já tenha se interessado em fazer edição de fotos no seu computador, é bem possível que tenha ouvido falar sobre o Adobe Lightroom em algum momento. Ele é um dos softwares mais famosos para edições mais sérias e é bastante usado por profissionais da área.

Felizmente, também há uma versão mobile para os dispositivos Android. É claro que ela não conta com todos os recursos do original, mas ainda oferece ferramentas bem avançadas e que podem deixar suas fotos do jeito que você imaginava.

Você tem total controle para alterar o contraste, a exposição, a saturação e muito mais em suas imagens. Também dá para fazer cortes, retoques, adicionar efeitos ou usar configurações pré-definidas. O app pode ser usado de graça, mas existe uma versão premium para alguns recursos adicionais bem úteis.

6. PicsArt

Se estamos falando de editores de fotos para Android, o PicsArt é um daqueles apps que não pode ser esquecido. Ele conta com mais de um bilhão de downloads e está na lista atual dos apps escolhidos pelos editores do Google Play. É claro que não é só isso que conta para a nossa indicação do PicsArt aqui, afinal, ele realmente oferece recursos que o fazem ser um dos principais apps de edição para smartphones e tablets.

Você pode mexer no contraste, na cor, no brilho e na exposição das fotos se quiser dar um toque mais manual nelas. Fora isso, dá para fazer uma sobreposição das imagens, aplicar filtros e retocar todos os pequenos detalhes que precisar. O app pode ser baixado de graça, mas você pode realizar compras internas se tiver algum recurso que interesse.

7. VSCO

Mesmo que ainda não tenha usado o VSCO, é bem provável que o conheça. Ele é um dos mais populares editores de fotos para Android, especialmente por ser usado por diversas influenciadoras digitais.

O aplicativo tem muitos filtros bonitos e ferramentas para editar suas fotos de maneira bem detalhada. Dá para alterar a exposição, o contraste, as sombras, o brilho e muito mais. Também há algumas configurações pré-definidas caso não queira mexer em tudo manualmente.

O melhor é que VSCO ainda tem sua própria comunidade, que funciona de forma bem parecida com uma rede social. Dessa forma, você pode participar de desafios semanais e compartilhar suas edições com outros usuários.

8. InShot

Outra alternativa bem interessante é o InShot, que pode ser usado tanto para editar fotos como para editar vídeos. Para quem gosta, dá até para fazer alguns vídeos usando só suas fotos e selecionar uma música ou áudio especial para colocar por cima da montagem.

Fora isso, há alguns filtros e recursos de edição mais básicos. Seu foco é oferecer ferramentas para um conteúdo mais descontraído e divertido, até porque ele conta mais com opções de efeitos e figurinhas do que para edições mais avançadas. O app pode ser baixado de graça, mas há uma loja interna para quem quiser ainda mais conteúdo.

9. TouchRetouch

Já o TouchRetouch é o aplicativo perfeito para quem não quer só editar fotos, mas para quem quer também manipulá-las totalmente. Ele não é como os outros editores que mencionamos até agora e nem oferece as mesmas ferramentas, até por isso sugerimos o TouchRetouch como um app complementar em vez de ser o editor principal.

Ele serve para retocar tudo o que puder imaginar em suas imagens, como remover um objeto indesejado ou até para retirar alguma imperfeição que só foi notada depois de tirada a foto. São poucos os apps que oferecem recursos assim e menos ainda os que conseguem fazer isso com a qualidade do TouchRetouch.

Como dá para imaginar, um aplicativo desses acaba sendo pago, mas se você tem a assinatura do Google Pass, dá para baixá-lo de graça.

10. Prisma

Se você quer fazer arte com suas fotos, o Prisma é o app perfeitoSe você quer fazer arte com suas fotos, o Prisma é o app perfeito.Fonte:  Prisma/Reprodução 

Uma boa sugestão para quem quer dar um toque mais artístico nas fotos é o Prisma. Ele fez bastante sucesso em seu lançamento por ter um conceito diferente nos filtros que oferece, já que tenta deixar suas imagens parecendo pinturas dos mais variados estilos artísticos.

São mais de 500 filtros diferentes já disponíveis no app, e ainda mais opções são adicionadas ocasionalmente. O interessante é que ele usa um sistema de inteligência artificial para aplicar os filtros, conseguindo um resultado bem mais bonito e que se encaixa bem em cada foto específica.

Você ainda pode fazer diversos ajustes em cada filtro para deixar a foto perfeita, especialmente se não quiser que o efeito de arte fique tão forte em certas imagens. Embora muitos filtros possam ser utilizados de graça atualmente, a maioria só fica disponível se você aderir à assinatura mensal ou anual do app.

Já conhece o Plano de Fotografia da Adobe?

Imagem: Plano de Fotografia Adobe
Imagem: Tecmundo Recomenda

Plano de Fotografia Adobe

O plano de fotografia da Adobe inclui o Photoshop e Lightroom para fotos incríveis com ótima qualidade e edição perfeita! Aproveite os 7 dias grátis e depois pague apenas R$ 43,00/mês

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.