Veja como criar bot no Discord

3 min de leitura
Imagem de: Veja como criar bot no Discord
Imagem: Discord/Reprodução

O Discord é uma plataforma popular de comunicação por voz e texto entre jogadores de videogames e membros de comunidades online. Por sua vez, os bots são uma parte importante do sistema, permitindo que você automatize tarefas e melhore a experiência do usuário em seus servidores.

Então, que tal aprender como criar um bot no Discord usando a linguagem de programação Python? É justamente isso que você vai conferir nesse tutorial. Confira!

Passo 1: Criar uma conta no Discord e configurar um servidor

Antes de criar um bot, você precisa ter uma conta no Discord e configurar um servidor em que ele funcionará. Se você já tem uma conta e um servidor configurado, pode pular para o próximo passo.

Para criar um servidor, clique no ícone "Configurações do usuário" no canto inferior esquerdo da tela, depois em "Criar servidor" e siga as instruções. É possível configurar o nome do servidor, a região e o idioma, entre outras opções.

Clique no "+" à esquerda e depois abrirá a janela para criar seu servidor. (Fonte: Discord/Reprodução)Clique no "+" à esquerda e depois abrirá a janela para criar seu servidor. (Fonte: Discord/Reprodução)Fonte:  Discord 

Ao criar um servidor, é importante definir as permissões para os usuários e canais. Você pode criar canais de voz e texto para diferentes propósitos, como bate-papo geral, discussão de jogos, anúncios e suporte técnico.

Para definir as permissões, clique com o botão direito do mouse no canal ou no nome do servidor e selecione "Editar canal" ou "Editar servidor".

Além disso, é importante lembrar que o bot do Discord precisa ter permissões específicas para funcionar corretamente. Então, crie um novo cargo para o bot e conceda as permissões necessárias, como ler e enviar mensagens, gerenciar canais e usuários, e assim por diante.

Passo 2: Criar um aplicativo no Discord Developer Portal

O Discord Developer Portal é a plataforma oficial para criar e gerenciar bots do Discord. Para criar um bot, você precisa criar um aplicativo no Developer Portal.

  1. Faça login no Discord Developer Portal com sua conta do Discord;
  2. Clique no botão "New Application" para criar um novo aplicativo;
  3. Digite um nome para o aplicativo e clique no botão "Create";
  4. Na seção "Bot" do painel de controle do aplicativo, clique no botão "Add Bot";
  5. Digite um nome para o bot e clique no botão "Create Bot".

A tela de criação do bot. (Fonte: Discord/Reprodução)A tela de criação do bot. (Fonte: Discord/Reprodução)Fonte:  Discord 

Passo 3: Copiar o token do bot

O token do bot é uma chave secreta que permite que seu bot se conecte ao Discord. Para obter, siga estas etapas:

  • Na seção "Bot" do painel de controle do aplicativo, clique no botão "Copy" ao lado do token do bot;
  • Cole o token do bot em um arquivo de texto seguro para uso posterior.

Passo 4: Escrever o código do bot em Python.

Agora que você tem o token do seu bot, é possível começar a escrever o código em Python que fará com que o bot funcione.

Aqui está um exemplo simples de código, que fará com que o bot responda a mensagens de texto em um canal específico:

import discord

client = discord.Client()

@client.event

async def on_ready():

print('Logged in as {0.user}'.format(client))

@client.event

async def on_message(message):

if message.channel.id == YOUR_CHANNEL_ID_HERE and message.author != client.user:

await message.channel.send('Hello, World!')

client.run('YOUR_BOT_TOKEN_HERE')

Substitua YOUR_CHANNEL_ID_HERE pelo ID do canal no qual você deseja que o bot responda, e YOUR_BOT_TOKEN_HERE pelo token do bot que você copiou anteriormente.

(Fonte: Discord/Reprodução)(Fonte: Discord/Reprodução)Fonte:  Discord 

Passo 5: Executar o código do bot

Para executar o código do bot, você precisa ter o Python instalado em seu computador. Abra o terminal ou prompt de comando e navegue até a pasta onde o código do bot está salvo. Então, digite o seguinte comando para executar o código do bot:

python bot.py

Se tudo estiver funcionando corretamente, você deverá ver uma mensagem de confirmação no terminal indicando que o bot está online.

E aí, gostou desse passo a passo de como criar bot no Discord? Agora, chegou a hora de compartilhar as dicas nas redes sociais. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.