Como aumentar a velocidade de sites em Wordpress

7 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como aumentar a velocidade de sites em Wordpress

Os primeiros segundos que as pessoas passam navegando em um site são os mais críticos. Se for lento ou levar mais de 2 segundos para carregar, o visitante pode sair em busca de um site melhor. Por isso, aumentar a velocidade de sites em WordPress não é mais tarefa opcional para uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa.

Não necessariamente precisamos ser experts em SEO, mas é importante ter uma noção de quais são seus critérios básicos, e uma coisa é certa – o algoritmo também odeia sites lentos. Desde 2020 com a atualização do Algoritmo do Google denominado Core Web Vitals, a velocidade do site se tornou obrigatória como requisito de classificação em seus Mecanismos de Pesquisa.

Então, quem menospreza a velocidade e otimização do site, além de perder clientes, perde também seu rankeamento e até mesmo indexação nos Mecanismos de pesquisa. Cada segundo extra que seu site leva para carregar causa uma perda de conversão de pelo menos 7%.

Mas para ajudar você com isso, os especialistas da ConectandoNet resumiram os principais elementos chave para um site mais rápido e como aumentar a velocidade do WordPress. Antes de começar, é importante medir sua pontuação de velocidade. Use uma das ferramentas abaixo:

  • Google PageSpeed
  • GTmetrix
  • Pingdom

1. Escolha da Hospedagem e suas Configurações

A maioria dos novos proprietários de sites escolhe a opção mais barata possível para hospedagem. Embora isso seja suficiente no início, você provavelmente precisará fazer upgrade assim que começar a receber mais tráfego.

Hospedagem

Dica: Não economize na hospedagem, escolha uma empresa confiável e o plano certo para seu projeto, não somente a curto prazo, mas a médio prazo também. Ao analisar a hospedagem, você tem três opções diferentes:

  • Hospedagem Compartilhada
  • Hospedagem VPS
  • Servidor dedicado

A hospedagem compartilhada é a opção mais barata e muitas vezes você pode obtê-la por cerca de cinco dólares por mês. Embora seja bom para sites de baixo tráfego, a hospedagem compartilhada luta para acompanhar picos de tráfego e sites de alto volume. E é possível que seu site seja afetado por picos de tráfego de outros sites usando o mesmo servidor que você.

Com a hospedagem compartilhada, você compartilha determinados recursos como CPU, espaço em disco e RAM com outros sites hospedados no mesmo servidor.

Com a hospedagem VPS, você ainda compartilha um servidor com outros sites, mas tem suas próprias partes dedicadas dos recursos do servidor. Esta é uma boa opção intermediária. Ele protege seu site de todos os outros em seu servidor sem o custo necessário para hospedagem dedicada.

E no servidor dedicado, você tem muito mais espaço — mas também tem mais trabalho a fazer com a configuração e a configuração técnica. Se você precisa de muito espaço e deseja controle total sobre sua hospedagem, esta é sua melhor aposta. Como você deve ter adivinhado, porém, é a opção mais cara.

E por fim tem a opção de Hospedagem WordPress Gerenciada que são aqueles serviços que cuidam de todas as coisas técnicas por conta própria, deixando você gerenciar apenas o CMS. Exemplo de hospedagens gerenciadas são: WP Engine, Cloudways, SiteGround, Nexcess, Kinsta, Hostinger.

Dica: Se você tem um tráfego inferior a 100k / dia, uma VPS é o suficiente. Também prefira a tecnologia de servidor Web NGINX ao invés do Apache, com mínimo 2GB de RAM. Ou seja, não recomendamos hospedagem compartilhada, exceto para sites / blogs temporários ou com pouquíssimo tráfego.

Se você ainda não instalou o WP ou quer instalar novamente, confira este tutorial para instalação do Wordpress:

2. Use um CDN (Content Delivery Network)

Após se certificar de que escolheu a hospedagem e as configurações do servidor corretas, outra maneira rápida de aumentar o tempo de carregamento de sua página é obter um serviço de CDN.

CDN é uma rede de servidores que fornece conteúdo estático pré-armazenado com base na geolocalização do usuário. Enquanto normalmente o serviço de hospedagem atende o site a partir de um único local, no caso do CDN, cada usuário único é atendido por meio de um servidor geograficamente mais próximo de sua localização. Principais serviços de CDN:

  • Sucuri
  • RocketCDN
  • Cloudflare
  • Fastly
  • MaxCDN

3. Tenha certeza que seu site é Seguro

Um site com brechas de segurança causa lentidão e até mesmo provoca quedas, pois uma invasão ou ataque faz com que haja consumo extra de recursos do servidor.

Então certifique-se se sua hospedagem ou servidor Web se utiliza um Firewall. Além disso, você pode usar uma CDN, como o Cloudflare, que também atuam como um proxy reverso e pode proteger ainda mais seu site WordPress contra ataques DDoS.

Site seguro

Porque se o site tiver malware que, por exemplo, pode ser usado sem o seu conhecimento em ataques DDoS, e pode até ser banido dos serviços de hospedagem na web e dos mecanismos de pesquisa.

Outra opção também é usar plugins do WordPress. Esses plugins de segurança verificam sua página do WordPress em busca de backdoors, códigos maliciosos ou suspeitos e URLs, bem como quaisquer outros padrões conhecidos de infecções. Os melhores Plugins de Segurança:

  • All In One WP Security and Firewall
  • Cerber Security, Anti-spam & Malware Scan
  • Wordfence Security
  • Sucuri

4. Seu WordPress e PHP estão atualizados?

Ao tentar melhorar o desempenho do seu site WordPress, você deve descobrir em qual versão do PHP ele é executado e certificar-se de que é a correta. Muitos sites são executados em versões desatualizadas ou incompatíveis do PHP, o que inevitavelmente torna o site lento.

Os principais benefícios de atualizar seu PHP são o aumento da velocidade e segurança do seu site, que por sua vez se traduz em melhor SEO, menos preocupações com o seu site ser invadido e mais visitantes.

5. Revise seus plugins desatualizados ou desnecessários

Quando se trata de plugins, há uma regra simples, quanto menos é melhor. Tenha uma coisa em mente, plugins desnecessários incham nosso CMS e prejudicam a velocidade da página. Por ter muitos plugins que não estão sendo usados, inadvertidamente reduzimos o desempenho do nosso site.

Nesse caso, uma boa prática é examinar um a um e certificar-se de que você realmente precisa desses plugins.

6. Instale um plugin de cache

Instalar um plugin de cache é fundamental para que seu site seja executado mais rapidamente. Acredite, um plugin de cache pode fazer maravilhas para melhorar o desempenho do site WordPress.

Com ele você pode por exemplo:

  • Minimizar e combinar arquivos HTML, CSS e JavaScript.
  • Adiar o carregamento do JavaScript
  • Use o carregamento assíncrono para arquivos CSS e JavaScript
  • Otimizar Imagens
  • Integrar CDN
  • Habilitar Gzip
  • Otimizar a entrega de CSS

Os plugins de cache mais populares são:

  • WP Rocket
  • W3 Total Cache
  • WP Fastest Cache
  • WP Super Cache

7. Escolha o Tema / Template Correto

Quando estamos pesquisando Temas para o WordPress, nos deparamos com lindos temas de aparência impressionante e somos tentados a comprar sem verificar a questão da Velocidade, Otimização e SEO. Muitos destes Temas, são mal codificados podendo deixar seu site lento e com problemas de incompatibilidade.

Tema wordpress

Geralmente, é melhor escolher um tema mais simples do que escolher um tema cheio de layouts complexos, animações chamativas e outros recursos desnecessários. Nossa Sugestão: Escolha Temas WordPress Premium de vendedores qualificados e bem recomendados.

8. Não exagere em Widgets

Semelhante aos temas e plugins, remover os widgets que você não precisa pode melhorar muito o desempenho da sua página.

Alguns widgets inevitavelmente sobrecarregarão seu site mais do que outros, então a melhor coisa que você pode fazer é revisá-los com cuidado e limpar os que você não usa e/ou não são necessários para o desempenho ideal do seu site.

9. Comprima imagens e melhore os tempos de carregamento

Para compactação de imagens você pode usar sites gratuitos para compactar imagens manualmente antes de carregá-las ou usar Plugins que podem compactar as imagens que já foram enviadas para seu site. As imagens geralmente podem ser facilmente compactadas em cerca de 20 a 50% sem perda de qualidade

Isso pode aumentar a velocidade geral de carregamento do seu site em até 2 segundos! É especialmente importante quando você considera que cada segundo extra que seu site leva para carregar causa uma perda de conversão de 7% . Algumas das ferramentas que para compactar imagens que posso recomendar são o Kraken e o plugin WebP Express WordPress.

Tem também uma ferramenta web também interessante que é o https://compressor.io/ para compressão PNG  'sem perdas'.

Plugins mais populares para otimização de Imagens:

  • Smush
  • EWWW Image Optimizer
  • Imagify

10. Otimize o banco de dados do WordPress

Com o tempo, o banco de dados do WordPress pode ficar cheio de informações que você provavelmente não precisará mais. Para melhorar o desempenho, você pode otimizar seu banco de dados para se livrar de todas essas informações desnecessárias.

Se você não tem acesso ao Terminal do servidor, use um plugin como o WP-Sweep. Ele permite que você limpe seu banco de dados do WordPress excluindo coisas como postagens na lixeira, revisões, tags não utilizadas, etc. Ele também otimizará a estrutura do seu banco de dados com apenas um clique.

Imagens

Conclusão

Isso não é tudo, existem formas mais avançadas e sofisticadas de se melhorar a velocidade do Wordpress. Mas se você seguir as dicas desse artigo, já vai perceber que aumentar os tempos de carregamento da página terá um impacto positivo significativo no desempenho geral do site.

Também é importante lembrar que, embora todas as dicas desta página possam ajudá-lo a atingir as metas de velocidade do seu site, você não precisa implementar todas elas hoje.

Passe algum tempo analisando os resultados do teste de velocidade do seu site e procure os problemas que têm o maior impacto nos tempos de carregamento. Concentre-se nesses fatores de alto impacto e tome as medidas necessárias para colocá-los em forma.

E guarde esse artigo em um lugar seguro, você pode precisar voltar aqui para continuar esse trabalho, e também iremos sempre estar melhorando e atualizando estas dicas conforme as atualizações do WordPress e do Algoritmo dos Mecanismos de pesquisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.