Fibra ótica: mundo enfrenta escassez e preços nunca vistos

1 min de leitura
Imagem de: Fibra ótica: mundo enfrenta escassez e preços nunca vistos
Imagem: Shutterstock

O mundo está enfrentando um período difícil quando falamos de abastecimento de fibra ótica. Além de preços mais caros e prazos de entrega maiores, empresas pelo mundo todo devem desacelerar seus planos para uma infraestrutura de telecomunicações de última geração.

Como o ArsTechnica comenta, a pandemia fez com que grandes grupos de tecnologia diminuíssem seus investimentos. Mas, em contrapartida, tivemos um aumento na demanda por serviços de internet e dados. Nomes importantes como Amazon, Google, Microsoft e Meta expandem seus negócios de data centers, o que inclui a instalação de redes internacionais de fibra sob o oceano, e governos também apostam muitas fichas no lançamento de banda larga super-rápida e 5G. Isso, consequentemente, também demanda muitos cabos de fibra ótica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Europa, Índia e China estão entre as regiões que mais tem sofrido com essa escassez. Comparando com  março de 2021, os preços aumentaram até 70%.

Aumento dos preços da fibra ótica na Europa, China e Índia. (Cru Group | ArsTechnica)Aumento dos preços da fibra ótica na Europa, China e Índia. (Cru Group | ArsTechnica)Fonte:  Cru Group | ArsTechnica 

Não tem e está caro

Houve uma escassez de hélio, um componente crucial na fabricação de fibra ótica de vidro, em parte causada por paralisações de fábricas na Rússia e nos EUA. Isso fez com que os preços do elemento aumentassem 135% nos últimos dois anos. O tetracloreto de silício também aumentou cerca de 50%.

Michael Finch, analista da Cru Group, diz: “Dado que o custo de implantação dobrou de repente, agora há dúvidas sobre se os países serão capazes de cumprir as metas estabelecidas para a construção de infraestrutura e se isso pode ter um impacto na conectividade global”. Já Wendell Weeks, executivo-chefe da Corning, maior produtora de cabos de fibra óptica do mundo, diz que nunca viu nada parecido com a atual crise inflacionária.

Weeks adiciona que a Corning está aumentando a produção para atender à crescente demanda e que “vai continuar apertado por um tempo, mas vamos superar essa crise”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.