Google Fotos agora permite excluir fotos de álbuns no Android

1 min de leitura
Imagem de: Google Fotos agora permite excluir fotos de álbuns no Android
Imagem: Google/Divulgação

Um recurso simples e bastante prático finalmente foi lançado no Google Fotos para Android, após vários pedidos dos usuários, como noticiou o Android Police nessa quinta-feira (19). Estamos falando da possibilidade de apagar fotos direto do álbum, no aplicativo do serviço de armazenamento de imagens da gigante das buscas, enviando-as para a lixeira.

Curiosamente, o recurso já estava disponível na versão web da plataforma e no app para iOS há muito tempo. Mas por algum motivo desconhecido, a funcionalidade não era encontrada no Android, exigindo que o usuário realizasse alguns procedimentos para fazer uma simples remoção de foto de um álbum.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes da chegada da função, era preciso selecionar as fotos que você desejava excluir dentro do álbum, primeiro, e removê-las dali. Na sequência, o usuário deveria procurá-las na biblioteca da plataforma e selecioná-las novamente para apagar os arquivos em definitivo, um processo demorado e trabalhoso.

Versão atualizada do app já conta com o novo botão de remoção para a lixeira.Versão atualizada do app já conta com o novo botão de remoção para a lixeira.Fonte:  Android Police/Reprodução 

Essa opção “Remover do álbum” ainda continua disponível, como podemos notar na imagem acima, compartilhada pela publicação. No entanto, agora também há a alternativa “Mover para a lixeira”, que simplifica toda a operação, fazendo a exclusão daquele arquivo específico diretamente.

Só funciona com álbuns privados

Apesar da melhoria implementada silenciosamente pelo Google no app do serviço de armazenamento de imagens para Android, há uma limitação que pode incomodar. O botão de remoção de foto para a lixeira só está disponível em álbuns privados, limitação que também não existe nas demais versões da plataforma.

Se você quiser remover uma foto armazenada em um álbum compartilhado, precisará seguir os passos exigidos anteriormente, ou seja, deverá enviá-la primeiro para a biblioteca do Google Fotos para então exclui-la definitivamente da plataforma, problema que poderá ser corrigido futuramente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.