Veja como calcular o frete dos Correios

2 min de leitura
Imagem de: Veja como calcular o frete dos Correios
Imagem: Correios

Com o crescimento dos e-commerce, a demanda por entregas via correio e a concorrência de fretes aumentou muito. Se você pretende começar a vender na internet ou deseja enviar um presente para um amigo distante, é possível comparar as opções. Saiba como fazer uma simulação do valor do frete pelo próprio site ou aplicativo dos Correios.

Veja como calcular o frete dos Correios

Com o crescimento dos e-commerce, a demanda por entregas via correio e a concorrência de fretes aumentou muito (Fonte: Pexels/Reprodução)Com o crescimento dos e-commerce, a demanda por entregas via correio e a concorrência de fretes aumentou muito. (Fonte: Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O passo a passo é simples e muito prático, visto que mesmo sem ter os dados exatos do tamanho da embalagem e o peso da encomenda, é possível ter uma estimativa do valor e do prazo de entrega. Confira, a seguir, o tutorial que o TecMundo preparou.

Simulando frete no site dos Correios

Para simular o valor do frete para entregas no território nacional, siga as instruções abaixo:

1. Entre na página oficial dos Correios, neste link.

2. Na opção “Preços e Prazos” selecione o Simulador Preços e Prazos Nacionais.

Página inicial do site do Correios (Fonte: Correios/Reprodução)Página inicial do site dos Correios. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

3. Com a página aberta, preencha os dados de CEP de origem (remetente) e CEP de destino (destinatário). Caso você não saiba, clique na opção “Não sei o CEP” para obter ajuda e pesquisar no próprio site.

Página do Simulador Preços e Prazos Nacionais (Fonte: Correios/Reprodução)Página do Simulador Preços e Prazos Nacionais. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

4. Selecione o tipo de serviço, e caso esteja em dúvida de qual é o melhor, marque a caixinha “Comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis” para receber a estimativa de mais de um tipo de entrega.

 Página do Simulador Preços e Prazos Nacionais (Fonte: Correios/Reprodução) Página do Simulador Preços e Prazos Nacionais. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

5. Selecione o formato da caixa que será enviada, tendo as opções “Caixa/Embalagem” ou “Rolo/Cilindro ou Esfera”.

6. No item “Objeto”, escolha se a embalagem é padrão dos Correios — eles já adicionam o valor da embalagem — ou não. As embalagens podem ser compradas na própria agência onde a encomenda será postada.

7. Caso a embalagem não seja a padrão, selecione a opção “Outra Embalagem” e preencha as dimensões (altura, largura e comprimento) em centímetros e o peso estimado.

Opções de embalagem (Fonte: Correios/Reprodução)Opções de embalagem. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

8. O site ainda tem a opção de serviços opcionais como “Mão própria”, “Aviso de recebimento — AR” e “Declaração de Valor”. Para solicitá-los, basta marcar a caixinha correspondente.

9. Clique em “Calcular”.

10. O site apresentará o valor do frete e uma previsão do prazo de entrega.

Simulando frete pelo aplicativo dos Correios

Para simular o valor do frete utilizando o aplicativo dos Correios em seu dispositivo móvel, siga as instruções a seguir:

1. Instale o aplicativo “Correios”, disponível tanto para dispositivos iOS quanto para Android. Baixe pela App Store ou pela Play Store.

2. Na página inicial, entre no menu “Preços e Prazos”.

Aplicativo Correios (Fonte: Correios/Reprodução)Aplicativo Correios. (Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

3. Na página de “Preços e Prazos” preencha os dados de CEP de origem e CEP de destino.

4. Em “Selecione o formato”, uma aba se abrirá para preencher as dimensões e peso estimado da embalagem.

5. Toque em “Adicione o objeto”.

(Fonte: Correios/Reprodução)(Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

6. Ao clicar em “Simular”, as opções de serviço aparecerão.

7. Para contratar serviços adicionais, clique na setinha para baixo e uma lista surgirá com todas as opções disponíveis para aquele modelo de serviço.

8. O sistema apresentará o valor estimado do frete e uma previsão para a data de entrega.

(Fonte: Correios/Reprodução)(Fonte: Correios/Reprodução)Fonte:  Correios 

Para realizar simulações para locais diferentes, basta substituir as informações e seguir os passos citados acima. Em casos de fretes Internacionais, entre na página “Simulador de Preços e Prazos Internacionais” e preencha os dados de remetente e destinatário, e as dimensões da encomenda. Confira também os 5 melhores apps para rastrear encomendas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.