Facebook: como recuperar uma conta antiga?

3 min de leitura
Imagem de: Facebook: como recuperar uma conta antiga?
Imagem: Freepik/rawpixel.com/Reprodução
Avatar do autor

O Facebook é uma plataforma viciante, e muitos usuários não conseguem passar mais de 1 hora sem verificar se há novas notificações ou pedidos de amizade. Isso pode levar muitas pessoas a tentarem se afastar um pouco disso, desativando, bloqueando ou simplesmente abandonando temporariamente o seu perfil.

A rede social permite a recuperação de acesso a perfis até mesmo de contas que foram excluídas. No entanto, para isso, a solicitação de reativação deve ser realizada em até 30 dias após o pedido de exclusão. Depois desse prazo, a rede social exclui os dados do sistema e não é mais possível recuperar o perfil apagado.

Se, depois de um tempo, o usuário resolver retornar para o Facebook (e não excluiu seu perfil) para retomar o contato com seus amigos, é possível recuperar o acesso a uma conta antiga — mesmo se não lembrar mais da sua senha e do seu login nem do número de telefone ou do e-mail de cadastro. Veja como fazer isso.

Como recuperar uma conta antiga do Facebook?

Reative a seu perfil para retomar o contato com seus amigos do Facebook. (Fonte: Freepik/rawpixel.com/Reprodução)Reative o seu perfil para retomar o contato com seus amigos do Facebook. (Fonte: Freepik/rawpixel.com/Reprodução)Fonte:  Freepik/rawpixel.com/Reprodução 

Se o usuário ainda lembra suas credenciais, o simples acesso à plataforma vai reativar o perfil. Caso contrário, existem diferentes formas de conseguir recuperar uma conta antiga do Facebook, de acordo com a dificuldade do usuário.

Não sei mais minha senha

Esqueceu sua senha do Facebook? Isso não é motivo para preocupação. (Fonte: Pexels/Mikhail Nilov/Reprodução)Esqueceu sua senha do Facebook? Isso não é motivo para preocupação. (Fonte: Pexels/Mikhail Nilov/Reprodução)Fonte:  Pexels/Mikhail Nilov/Reprodução 

Caso não saiba mais a sua senha, não é possível recuperá-la, mas o Facebook permite que o usuário defina uma nova senha. Basta realizar os seguintes passos:

1. acesse a página do Facebook no computador ou o aplicativo no celular;

2. insira um número de telefone, endereço de e-mail, nome ou nome de usuário;

3. selecione “Confirmar por e-mail” ou “Confirmar por SMS”, dependendo de suas configurações;

4. verifique seu e-mail ou mensagem de celular;

5. escolha “Mantenha-me conectado” ou “Desconecte-me de outros dispositivos”;

6. digite o código de redefinição de senha;

7. selecione “Continuar” e, pronto, você já está em sua conta.

Não tenho mais o telefone ou e-mail cadastrado

Mesmo sem o e-mail ou número de telefone cadastrado, é possível reaver o acesso à conta do Facebook com a ajuda de amigos. (Fonte: Pexels/Austin Distel/Reprodução)Mesmo sem o e-mail ou número de telefone cadastrado, é possível reaver o acesso à conta do Facebook com a ajuda de amigos. (Fonte: Pexels/Austin Distel/Reprodução)Fonte:  Pexels/Austin Distel/Reprodução 

Se o usuário não souber ou não tem mais acesso ao número de telefone ou e-mail de cadastro, ainda assim é possível recuperar o acesso a uma conta desativada do Facebook. Para tanto, é necessário seguir estes passos:

1.na tela de login do Facebook, selecione a opção "Esqueci a senha";

2. selecione “Esqueceu a senha?”;

3. selecione a opção “Esqueceu a conta”;

4. digite seu nome;

5. selecione seu perfil;

6. selecione “Não tem mais acesso?”;

7. digite um novo e-mail ou número de telefone;

8. selecione 3 amigos para ajudar na recuperação da conta;

9. coloque os códigos recebidos pelos amigos no Facebook ou no e-mail;

10. pronto, você voltou ao Facebook!

Não encontrei o meu perfil

Uma conta pode ser reativada mesmo que seu usuário sequer lembre qual é o seu perfil exatamente. (Fonte: Freepik/tirachard/Reprodução)Uma conta pode ser reativada mesmo que seu usuário sequer lembre qual é o seu perfil exatamente. (Fonte: Freepik/tirachard/Reprodução)Fonte:  Freepik/tirachard/Reprodução 

Caso, além do número de telefone ou e-mail, o usuário também não encontre o seu perfil ao digitar seu nome, conforme o passo número 5 do tópico anterior, deve continuar com os seguintes passos:

1. digite o nome de um amigo — importante que não seja um nome muito comum;

2. selecione seu amigo;

3. se o Facebook conseguir localizar o seu perfil, aparecerá uma tela para envio de um código por e-mail ou SMS;

4. verifique seu e-mail ou mensagem de celular;

5. escolha “Mantenha-me conectado” ou “Desconecte-me de outros dispositivos”;

6. digite o código de redefinição de senha;

7. selecione “Continuar” e, pronto, você já está em sua conta.

Minha conta não foi desativada por mim

Sua conta não foi desativada por você? Saiba como recorrer. (Fonte: Pexels/Thought Catalog/Reprodução)Sua conta não foi desativada por você? Saiba como recorrer. (Fonte: Pexels/Thought Catalog/Reprodução)Fonte:  Pexels/Thought Catalog/Reprodução 

O Facebook pode ter desativado a conta do usuário por violação dos termos da plataforma. Se isso acontecer, ao tentar realizar o login, será exibida uma mensagem informando-o. Caso o usuário considere que tenha sido desativado por engano, pode tentar recuperar a conta desativada, de acordo com estas instruções:

1. digitalize seu documento de identidade, como RG ou CNH;

2. acesse a Central de Ajuda do Facebook por um navegador, preferencialmente de um computador;

3. digite o endereço de e-mail ou número de telefone conectado à sua conta;

4. escreva seu nome completo — a informação precisa estar exatamente igual ao nome da conta bloqueada;

5. clique em “Escolher arquivos” e selecione o arquivo de sua identidade;

6. clique no botão “Enviar”.

O Facebook analisará a sua decisão e, caso acate o recurso, enviará um e-mail com as orientações para a reativação da conta.