Vale a pena comprar um celular 5G no Brasil?

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Vale a pena comprar um celular 5G no Brasil?
Imagem: Motorola

O mundo todo já está habituado a falar sobre 3G, 4G e 5G (mais recentemente), encarando tudo como sinônimo de internet móvel. Essa abordagem não está totalmente errada, mas há muito mais por trás desses números e dessa letra que, juntos, representam a geração da telecomunicação.

Para entender como as mudanças de uma geração para outra podem impactar a nossa vida, conversamos com Thiago Masuchette, head de Produto da Motorola Brasil. O executivo também nos ajudou a entender se essa transformação do 5G vai vir logo ou vai demorar muitos anos para chegar ao nosso dia a dia.

Se você quiser conferir todos os detalhes dessa conversa e se aprofundar mais a respeito do 5G, pode assistir à entrevista completa neste link ou no player abaixo.

O que muda nas redes 5G que temos hoje no Brasil em relação às futuras?

Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil já tem a rede 5G implementada. A diferença da nova rede que vai chegar é a frequência na qual ela vai trabalhar. Na maioria das operadoras, o que está implementado é o 5G DSS, que reutiliza as frequências de 4G já licenciadas, mas usando aparelhos 5G.

Após o leilão do governo das novas frequências, o que vai mudar de fato é a velocidade. Será possível atingir índices superiores a 1 Gbps. Também vale ressaltar que, embora tenha uma cobertura menor, esse novo 5G também proporcionará uma latência e interferência menores, o que é especialmente importante para uma série de serviços.

Os celulares da Motorola já estão prontos para esses dois momentos do 5G?

O Head de Produtos da Motorola garante que os smartphones da empresa estão preparados para esses dois momentos do 5G. Os dispositivos foram planejados para atender o que já estava planejado, mas também contam com o hardware (antenas e outros componentes) para dar suporte à nova frequência.

O consumidor que optar hoje por um celular como o Motorola Edge, Motorola 5G e Motorola 5G Plus já pode desfrutar da tecnologia 5G atual e também já estarão preparados para as novas frequências que surgirão. Já o Motorola Edge Plus só tem o suporte às novas frequências, o que significa que o comprador também estará coberto nesse sentido.

Já vale a pena comprar um celular 5G?

É importante entender que toda tecnologia apresenta um período de transição. Em todos os lugares em que ela estiver disponível, mas, em especial em um país continental como o Brasil, o 5G vai evoluir com o tempo. Dessa forma, o consumidor que decidir experimentar essa nova geração com certeza poderá usufruir de velocidades muito acima da média.

Será que o 5G vai ter uma adoção mais rápida?

Em nível global, a aceitação do 5G está bem acelerada, especialmente quando comparado ao 4G. O número de operadoras que estão implementando a tecnologia, a disponibilidade do sinal e a quantidade de aparelhos que estão sendo lançados de olho nessa nova geração indicam que sim, teremos uma adoção mais rápida do 5G.

Falando especificamente do Brasil, é lógico que temos o desafio do tamanho continental, mas a velocidade de implementação vai acelerando e, como toda tecnologia, ela começa nos grandes centros, vai se expandindo e espalhando para outros lugares.

*****

Gostou das perguntas e respostas que foram tiradas diretamente da entrevista que realizamos com Masuchette? Se você quer conferir a conversa completa sobre o 5G, inclusive de outras perguntas que não estão acima, clique neste link ou assista ao vídeo no começo do artigo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.