10 notícias de tecnologia para você começar o dia (03/04)

2 min de leitura
Imagem de: 10 notícias de tecnologia para você começar o dia (03/04)

Bom dia! Separamos as principais notícias do mundo da ciência e tecnologia para você começar o dia por dentro de tudo o que rolou na última quinta-feira (2).

1. Intel lança processador mais poderoso do mundo para notebooks. Os 6 novos processadores Core de 10ª geração para dispositivos móveis são os primeiros chips do mundo, para notebooks, a quebrar a barreira dos 5 GHz. Um deles, inclusive, é o mais poderoso do mundo nessa categoria, segundo a empresa.

2. Nova atualização do Windows 10 gera bugs, e solução pode demorar. Alguns usuários do sistema operacional relataram problemas após instalar o update KB4541335, lançado em 24 de março.

3. Novo teste de sangue é capaz de detectar mais de 50 tipos de câncer. O diagnóstico, quando realizado em estágios iniciais, aumenta as chances de o paciente se recuperar totalmente, o que, infelizmente, não é uma realidade para casos como os de câncer pancreático, normalmente descoberto já em estágios mais avançados. A nova técnica é baseada no sequenciamento de DNA liberado por células na corrente sanguínea.

4. Resultado de exame do novo coronavírus será enviado via app do SUS. O aplicativo Coronavírus SUS, que antes operava sob o nome Conecte SUS, em breve passará a enviar resultados de exames de quem solicitou testes para saber se contraíram a covid-19.

5. Ligações automáticas do governo ajudam a monitorar a covid-19. O número exibido pelo identificador de chamadas será o 136, do Disque Saúde. Para evitar golpes, fique atento. O serviço não solicitará dados pessoais sigilosos, como senha de banco, conta bancária, dados financeiros ou dados do benefício do INSS.

6. Teles vão fornecer dados de localização dos usuários ao Governo. As principais operadoras de telefonia celular do Brasil vão fornecer os dados de localização dos usuários ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é monitorar a mobilidade da população, identificar aglomeração e concentração de pessoas, entre outras situações que facilitam a disseminação do novo coronavírus.

7. Coronavírus evolui de forma mais controlada no Brasil, diz estudo. No entanto, especialistas alertam que esse é apenas um dos fatores a serem considerados na análise. Outras condições, como a subnotificação dos casos e o baixo número de testes realizados, também podem ter levado ao atual cenário.

8. Cientistas chineses estudam anticorpos eficazes contra o novo coronavírus. Em janeiro, pesquisadores iniciaram a análise de anticorpos do sangue de pacientes recuperados da covid-19. No experimento, foram isolados 206 anticorpos monoclonais, que têm uma forte capacidade de se ligar às proteínas do vírus.

9. Deu ruim: teoria para identificar matéria escura falha em teste. Mais uma foi posta à prova recentemente e, de momento, a matéria escura segue levando a melhor no quesito “mistério cósmico indecifrável”.

10. OnePlus 8 e 8 Pro: o que sabemos até agora sobre os smartphones. Listamos as principais confirmações e expectativas em relação aos novos smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.