OnePlus 8 e 8 Pro: o que sabemos até agora sobre os smartphones

4 min de leitura
Imagem de: OnePlus 8 e 8 Pro: o que sabemos até agora sobre os smartphones
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde o seu primeiro smartphone lançado, a OnePlus tenta alinhar o custo-benefício com boas especificações e recursos. Agora, com o OnePlus 8, a empresa se mostra mais madura e pronta para enfrentar as gigantes concorrentes com mais força. Isso se os rumores se confirmarem.

O anúncio da nova linha de smartphones acontecerá em 14 de abril, centrada na tecnologia 5G. Ao Business Insider, o CEO da OnePlus, Pete Lau, afirmou que os preços não passarão de US$ 999.

Quantos smartphones serão lançados?

De acordo com os vazamentos, a OnePlus manterá a estratégia de lançar o OnePlus 8 e a versão OnePlus 8 Pro, como no ano anterior. O segundo modelo, notavelmente, trará melhores tecnologias e experiência mais completa.

O OnePlus 8 será a versão de base, com recursos importantes, mas sem exceder o preço. Os rumores ainda apontam o lançamento do OnePlus Z, anteriormente chamado de Lite, que seria um dispositivo mais em conta, embora sejam poucas as informações sobre ele.

Como serão o design e a tela?

Steve McFly (OnLeaks) divulgou em seu perfil o que seria uma renderização oficial do smartphone. Seguindo outras publicações, ambos os modelos teriam tela grande e bordas ínfimas, com traseira em vidro, seguindo o padrão atual da indústria.

Em outubro de 2019, OnLeaks criou um modelo com base nos rumores e que se assemelha às imagens divulgadas recentemente. Outro leaker, Evan Blass (EvLeaks), divulgou imagens de cases que mostram o visual traseiro dos celulares.

Na esquerda, modelo criado no CAD com informações do OnePlus 8; na direita, renderização recentemente divulgadaNa esquerda, modelo criado no CAD com informações do OnePlus 8; na direita, renderização recentemente divulgadaFonte:  Steve McFly/Divulgação 

Os sites 91Mobiles e WinFuture publicaram supostas renderizações oficiais dos novos smartphones. As cores deverão ser Ultramarine Blue, Onyx Black, Verde Glacial e Glow (colorido). O leque de cores, tal qual o visual do produto, não foi confirmado.

Nos dois celulares, a OnePlus não deverá incluir entrada de 3,5 mm para fones de ouvido (P2). Estima-se que o OnePlus 8 não tenha resistência contra água, enquanto o Pro tenha certificação IP68.

O que temos, até então, são imagens que seguem certo padrão entre os vazamentos. Os celulares devem ter um conjunto de câmeras centralizado na traseira, com três sensores na vertical (e um ao lado, no caso do 8 Pro); abaixo ficaria o logo da OnePlus. Na área inferior, estariam a entrada USB-C, dois microfones e a saída principal de som.

Traseira do novo OnePlus 8 poderá seguir padrão fosco para evitar marcas de dedoTraseira do novo OnePlus 8 poderá seguir padrão fosco para evitar marcas de dedosFonte:  SlashLeaks 

No Twitter, Lau confirmou a adição de uma tela com taxa de atualização de 120 Hz — na edição anterior, o OnePlus 7T Pro, a taxa de atualização era de 90 Hz. Neste ano, mais empresas, como Samsung e Huawei, estão apostando em displays do tipo para oferecer uma navegação cada vez mais suave.

Segundo o leaker Ishan Agarwal, os dois smartphones terão tela Super AMOLED: 6,55" (Full HD+) no OnePlus 8 e 6,78" (Quad HD+) no OnePlus 8 Pro.

Além da diferença de tamanho, o OP8 deverá ter taxa de atualização de 90 Hz e o OP8 Pro, de 120 Hz. Para conseguir uma melhor relação entre display e corpo, a OnePlus deve apostar em um pequeno entalhe em formato de furo para a câmera frontal.

As câmeras do OnePlus 8

O Slash Leaks, que reúne vazamentos de dispositivos, divulgou novas especificações de câmera do OnePlus 8 Pro. Segundo o site, este seria o conjunto:

  • 48 MP (f/1.78), principal, sensor Sony IMX689

  • 48 MP (f/2.2), ângulo aberto (120 graus), sensor Sony IMX586

  • 8 MP (f/2.44), zoom óptico de 3x e 30x digital

  • 5 MP utilizado para correção de cor (também em vídeos)

As informações ainda indicam que o smartphone terá melhorias no sistema de fotografias noturnas, especialmente no modo retrato. O OnePlus 8 também deve ter um novo recurso de HDR para vídeos, efeitos cinematográficos e estabilização. Na versão de base, as câmeras teriam 48 MP, 16 MP e 2 MP.

Desempenho e bateria

Os dois modelos do OnePlus 8 devem chegar ao mercado com o novo chipset Snapdragon 865 da Qualcomm, como confirmou Lau no fórum da OnePlus. Ele citou que os novos produtos terão memórias UFS 3.0, que são mais rápidas, além de RAM LPDDR5.

Os smartphones da OnePlus também se popularizaram graças ao desempenho consistente. Há a estimativa de que ambos sejam lançados já com Android 10 de fábrica. Atualmente, a Google vem testando o Android 11 com desenvolvedores, e a versão final deverá ser lançada em meados de junho.

Na imagem, modelo OnePlus 8, com três sensores de câmera na traseira, na cor verdeNa imagem, modelo OnePlus 8, com 3 sensores de câmera na traseira verdeFonte:  SlashLeaks/Divulgação 

Segundo as especificações vazadas, os celulares terão versões com 8 GB ou 12 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento. O chipset será o mesmo para os dois, mas o tipo de RAM não: LPDDR5 para a versão Pro e LPDDR4X para a tradicional.

Nas baterias, o OnePlus 8 supostamente terá 4.300 mAh e a variante Pro, 4.510 mAh. Segundo o 91Mobiles, o Pro terá suporte a carregamento por indução e poderá recarregar outros dispositivos com 3W de potência. As duas versões devem ter suporte a carregamento de 30W por cabo.

Mas, é claro, é preciso lembrar que essas informações têm base em vazamentos não oficiais e rumores. Até o momento, a OnePlus não confirmou detalhes além do que já foi publicado sobre tela, chipset e data de anúncio.

Especificações técnicas

OnePlus 8

  • Tela: 6,55 polegadas Super AMOLED Full HD+, atualização de 90 Hz

  • Memória: 128 GB ou 256 GB (UFS 3.0)

  • RAM: 8 GB ou 12 GB (LPDDR4X)

  • Chipset: Snapdragon 865 5G

  • Câmeras: 48 MP + 12 MP + 2 MP

  • Bateria: 4.300 mAh, carregamento rápido de 30W

OnePlus 8 Pro

  • Tela: 6,78 polegadas Super AMOLED QHD+, atualização de 120 Hz

  • Memória: 128 GB ou 256 GB (UFS 3.0)

  • RAM: 8 GB ou 12 GB (LPDDR5)

  • Chipset: Snapdragon 865 5G

  • Câmeras: 48 + 48 MP + 8 MP + 5 MP

  • Bateria: 4.510 mAh, carregamento rápido de 30W e por indução

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.