Talvez você não ligue o nome “à pessoa”, mas certamente já recebeu um GIF, ou seja, aquelas imagens animadas, via MSN, email, Orkut, etc. Se você acha que fazer estas imagens é muito complicado ou coisa de profissional, preste atenção a este guia e faça seus próprios GIFs com a ajuda do GIMP.

Este guia não vai exatamente lhe ensinar a fazer um GIF, mas explicar o raciocínio e a seqüência de procedimentos que você deve executar. Lembre-se que é necessário muita prática para conseguir resultados muito bons.

Antes de começar, tenha em mente que uma imagem GIF segue os mesmos princípios de uma animação, ou seja, é necessário desenhar as imagens em diferentes posições para que a rápida alternação entre elas dê a ilusão de movimento.

Trabalhando com camadas

GIFs são criados em diferentes camadas que são executadas em uma ordem determinada. É fundamental que você trabalhe com a caixa de diálogo de camadas. Para exibi-la, vá em “Windows”-“Dockable Dialogs”-“Camadas” ou então use o atalho de teclado “Ctrl+L”.

Lembre-se de trabalhar com a janela de camadas.

Para começar, abra uma nova imagem no GIMP. Esta imagem é o ponto inicial de sua animação. Se o fundo for o mesmo durante toda sua duração, basta então você copiar o fundo da primeira camada para todas as outras.

Obviamente, você deve criar uma nova imagem.

Cada camada será um quadro da imagem, então você deverá criar o número de camadas que julgar necessário para dar vida à animação. Para isso, basta acessar o menu “Camada”-“Nova Camada”. Lembre-se que a ordem de execução vai respeitar a ordem de criação das camadas.

Crie o número necessário de camadas.

Macete: o posicionamento de cada camada é crucial para o bom efeito da animação. Então, quando você adicionar uma nova camada, diminua a transparência dela para que você possa enxergar a camada anterior. Dessa maneira, você posiciona o objeto da animação (seja ele texto ou não) de maneira precisa.

Atente para a opacidade para precisar as transições.

Em qualquer animação você pode determinar o intervalo entre as camadas. Dessa maneira, você pode criar uma animação de 15 ou 30 segundos com poucas imagens, por exemplo. A duração de exibição de uma camada é determinada em seu próprio nome. Dê um duplo clique sobre o nome de uma camada e defina a duração, digitando a quantidade de milissegundos entre parênteses e sucedido pelas letras ms.

O nome da camada define sua duração.

Mais um macete: para conferir o tempo entre as transições, você pode pré-visualizar a animação em “Filtros”-“Animação”-“Reproduzir”. É possível até arrastar essa visualização pela sua área de trabalho.

Antes de salvar, confira se está tudo certo.

Finalizando com luxo

Para dar um toque especial ao seu GIF, experimente aplicar um filtro em múltiplas camadas. Este recurso está disponível no GAP, o pacote de animação do GIMP.

Para aplicar o efeito, crie uma imagem igual ao seu último quadro e quadruplique-a. Por exemplo, para encerrar o GIF com um fade out, selecione os elementos que você quer aplicar o efeito com a ferramenta de seleção retangular. Aplique o feito utilizando o recurso “Filtros”-“Filter All Layers”. Especifique os parâmetros da transição para cada camada para aplicar o efeito.

O trabalho está pronto, mas, antes de salvar, ainda é possível otimizar sua animação. Use a opção “Filtros”-“Animação”-“Otimizar”. Há dois modos para isso: Diferença, que substitui um quadro antigo por um novo, e Para GIMP, que adiciona um quadro novo ao seu anterior.

Duas maneiras diferentes para otimização.

Em seguida, é hora de indexar a imagem acessando o menu “Imagem”-“Modo”-“Indexado” ou então utilizando a combinação “Alt+I”.

Outro macete: evite utilizar muitas cores para fazer com que o arquivo fique pequeno.

Atente para as cores para não deixar o arquivo grande.

Com as camadas prontas, é hora de salvar no formato GIF. Basta ir em “Arquivo”-“Salvar” e adicionar a extensão GIF ao nome do arquivo. Em seguida, na tela de configuração de animação, escolha a opção “Salvar como Animação”.

Não se esqueça de inserir a extensão GIF.

Também não se esqueça de salvar como animação.

Cupons de desconto TecMundo: