Photoshop: faça um cubo mágico com uma fotografia sua!

3 min de leitura
Imagem de: Photoshop: faça um cubo mágico com uma fotografia sua!

Salve, salve, pessoal! Este é o meu primeiro tutorial de Photoshop no Baixaki e eu vou mostrar como personalizar de uma maneira diferente aquela foto que você adora, fazendo um cubo mágico com a sua imagem dentro.

Primeiramente, para trabalhar com uma imagem em boa qualidade, abra um novo arquivo com 1500x1500pixels.

Crie um novo arquivo com 1500x1500pixels

Agora, no menu Edit, nas preferências (Preferences), em Guides, Grid, Slices & Count ajuste a grade (Grid) para ter espaçamento de 1,5 inches (polegadas) ou 3,81 cm, com 3 subdivisões. Para que as grades apareçam, vá em View, em seguida em Grid e marque a opção Show, ou simplesmente pressione as teclas de atalho Ctrl + aspas simples para mostrar e novamente para esconder a grade.

Preencha as opções da grade para desenho

Na paleta de Layers (Camadas), clique no botão Create New Layer, e renomeie esta nova camada como “caixa1”, em seguida clique no botão para criar um retângulo arredondado (Rounded Rectangle).

Crie uma nova camada Selecione a ferramenta
 
Escolha a cor preta para preenchimento e crie um quadrado de nove divisões, como abaixo:

Crie um quadrado de cantos arredondados com nove divisões

Mantenha o botão Rouded Rectangle ainda selecionado, arraste a grade de nove pequenos quadrados para a parte de baixo da tela, então clique com o botão direito sobre a camada na caixa de camadas, e em seguida em Rasterize Layer.

Clique com o botão direito sobre a camada e em

Agora, modifique a cor de preenchimento para branco ou pressione a tecla X em seu teclado, para inverter a configuração de cor de fundo e cor de preenchimento. Novamente selecione a ferramenta para criar um retângulo arredondado e crie um quadrado arredondado pequeno dentro de uma das grades, em seguida, clique novamente em Rasterize Layer.

Crie um quadrado pequeno dentro de uma das subdivisões

Duplique a camada do quadrado e selecione a ferramenta para mover (Move). Arraste os novos quadrados para os outros oito espaços da grade.

Copie os quadrados brancos para as outras subdivisões

Perceba que cada caixa branca que você duplicou pertence a uma camada (Layer) diferente, então mescle todas as nove na mesma, selecionando-as com a tecla Shift e em seguida com o botão direito sobre alguma delas. Clique em Merge Layers, para mesclar as camadas em uma só.

Selecione as camadas e clique com o botão direito

Agora que as caixas brancas estão todas na mesma camada, renomeie a nova camada como “caixa branca”. Aplique um pouco de Bevel and Emboss (Chanfrado e entalhe), nas opções de mesclagem (Blending Options).

Escolha   Ajuste as configurações da opção

As caixas brancas e a caixa maior preta estão em duas camadas diferentes, agrupe as duas camadas, selecionando-as e clicando na setinha ao lado dos nomes das camadas na paleta de camadas. Selecione a opção New Group frow Layers, e nomeie como “grupo1”.

Crie um grupo com as camadas

Após criar um grupo com as camadas, duplique duas vezes, criando o “grupo2” e “grupo3”. Arraste os dois novos grupos, um acima do primeiro e outro ao lado.

Arraste os novos grupos

Então transforme cada grupo, um por um, pela ferramenta de distorção (Distort) no menu Transform em Edit, para que os três quadrados formem um cubo.

Ajuste os lados com a ferramenta Distort

Pronto, pressione Ctrl + aspas simples para esconder a grade e está finalizado o cubo mágico, agora vamos para a segunda parte, quando você colocará a sua fotografia nas faces do cubo.

Finalizado o cubo, insira a imagem

Abra o arquivo com a sua imagem e deixe-a quadrada, ou seja, com os lados de tamanho iguais para que ela se encaixe no cubo sem deformar. Na ferramenta Crop (cortar), preencha os campos com medidas iguais (por exemplo: 1500x1500pixels) e corte a parte da imagem que deseja utilizar.

Na ferramenta

Arraste a imagem cortada para cima do arquivo com o cubo e duplique-a duas vezes. Na paleta de camadas, arraste as imagens para dentro dos grupos de camadas, uma imagem em cada camada. Transforme-as com a ferramenta de distorção (menu Edit, vá em Transform em seguida em Distort), deixando as grudadas nas faces do cubo.

Ajuste a imagem na face do cubo com a ferramenta

Você pode ocultar as outras fotografias enquanto trabalha com uma delas, clicando no ícone em forma de olho na caixa de camadas e clicando novamente sobre ele para que apareçam. Com a camada da fotografia selecionada, dê clique com o botão direito em qualquer lugar da camada e escolha a opção Create Clipping Mask, o que vai colocar a imagem na face do cubo, atrás dos quadrados.

Clique sobre a camada com o botão direito e em

Repita o procedimento com as outras duas imagens nas outras faces do cubo e transforme os três grupos num objeto inteligente, na opção Convert to Smart Object, selecionando os grupos e clicando com o botão direito.

Transforme os grupos em um objeto inteligente

Aplique sombra na opção Drop Shadow, nas opções de mesclagem (Blending Options). E pronto, aí está sua imagem personalizada dentro de um cubo mágico!

Cubo mágico personalizado!

Você pode ainda utilizar fotografias diferentes em cada face do cubo, repetindo os mesmos passos com uma imagem diferente de cada vez:

Você pode utilizar imagens diferentes em cada face!

Espero que tenham gostado! Até o próximo tutorial!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.