Imagem de: Gimp: Especial Heroes - Manipulação do espaço-tempo

Gimp: Especial Heroes - Manipulação do espaço-tempo

3 min de leitura
Avatar do autor

Os artigos da série Heroes estão fazendo muito sucesso aqui no Baixaki, porém estavam um pouco esquecidos. Para retomar os especiais, hoje você vai aprender a manipular o espaço-tempo, poder que pertence ao personagem Hiro. Neste tutorial você vai aprender a criar imagens em GIF e aplicar efeitos para deixá-las com a aparência de desaparecimento em um lugar e reaparecimento em outro.

Quantas vezes estamos presos a algum lugar – trabalho, escola, trânsito - e, com certeza, o que mais queremos é ter o poder do Hiro para fazer o tempo correr de acordo com a nossa vontade. Mas, como superpoderes, infelizmente, só existem nas histórias, cinema ou séries da televisão, temos que nos contentar e encarar todas as situações independente de qual seja. Para que pelo menos nas suas fotos você possa fugir de um lugar e reaparecer em outro, vamos por a mão na massa e começar a manipular o GIMP.

Hiro e seu superpoder.

Divulgação: Universal Channel

Escolha da imagem


Nossas imagens foram escolhidas exclusivamente para dar a impressão de deslocamento do personagem, mas em casa você pode usar qualquer imagem como, por exemplo, você sumindo de uma situação constrangedora ou aparecendo do nada naquela foto com a galera que, infelizmente, você não estava presente.

Para começar, abra a foto em que você ou seu modelo aparecem e use a ferramenta “Seleção Livre (laço)”.

Seleção com a ferramenta laço.

Para poder copiar a imagem é necessário selecionar todo o contorno da pessoa, pois você vai precisar colá-la na outra foto.

Selecione todo o modelo.

Depois de selecionar todo o personagem, abra a fotografia para onde você vai “teletransportar” o modelo. Copie o personagem selecionado e cole na imagem de destino e, em seguida, redimensione a fotografia e faça os ajustes de iluminação ou rotação, por exemplo, se necessários.

Redimensione a imagem e ajuste a luminosidade ou o que for necessário.

Para redimensionar a imagem vá até “Ferramentas/Ferramentas de transformação/Redimensionar” ou use as teclas de atalho “Shift+T”.

Redimensione o modelo.

Depois de ajustar a proporção do personagem com a imagem é hora de criar o GIF. Este tipo de formato é adquirido trabalhando, simplesmente, com a alteração de camadas que são executadas em ordem determinada. Cada passo da animação é adquirido com a aplicação de um efeito em cada camada, portanto vamos lá.

A imagem com o modelo colada é o Fundo, então para inserir uma animação duplique a camada. Lembre-se que cada camada será um quadro da imagem, portanto duplique as camadas de acordo com o número de quadros que a sua animação terá.

Duplique as camadas de acordo com o número de quadros.

A ordem de execução da imagem no final do processo vai depender da ordem de posicionamento das camadas neste passo.

Agora é hora de aplicar o efeito de desaparecimento. Neste caso utilizamos o filtro “Vento” e em cada camada aplicamos em uma intensidade diferente. Para aplicar o efeito que desejado, – ainda com o modelo selecionado – clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá até “Filtros/Distorções/Vento”.

Escolha um filtro que lhe agrade.

Se você desejar inserir outro efeito, fique à vontade, pois neste tutorial estamos apenas direcionando as ferramentas necessárias, portanto é você quem define o quer ou não usar. Para variar a intensidade do efeito “Vento” controle tudo na caixa de configurações do filtro.

Ajuste a intensidade do efeito.

Aplique variações de força e intensidade em cada camada que compõe o efeito. Depois que aplicar o efeito nas camadas, sua imagem GIF está quase pronta, faltando apenas determinar o tempo de exibição de cada camada.

Repare na imagem abaixo que há um número entre parênteses. A duração da exibição de uma camada é definida no seu próprio nome, ou seja, para estipular o tempo de exibição dê um duplo clique sobre o nome da camada e digite quantidade de milissegundos e seu símbolo – ms.

Defina o tempo de exibição de cada camada.

Depois de estipular o tempo de cada camada, é possível visualizar como vai ficar a imagem. Para isso, vá até “Filtros/Animação/ Reproduzir”.

Confira o resultado da sua animação.

Se você gostou do resultado sua imagem está pronta, se não, altere os valores dos milissegundos. Uma dica é usar valores próximos, 1000 e 1125, por exemplo, para não haver degraus na transição.

Agora que você terminou, salve a imagem no formato GIF.

Salve sua montagem no formato GIF.

Na hora de exportar a imagem, salve-a como animação.

Salve como animação.

Este será o resultado aproximado que você terá.

Saindao daqui...

Vale ressaltar que o formato GIF é mais voltado para animações, ou seja, desenhos, pois como é possível observar, as cores ficam distorcidas e a imagem não fica perfeita. Isso acontece principalmente em imgens com muitas cores, como esta. Outro ponto importante é que os tutoriais são apenas guias, portanto use-os apenas para ter noção dos passos necessários para criar suas imagens. Sendo assim, use toda sua criatividade e aproveite ao máximo as dicas apresentadas.

É isso aí pessoal, este foi mais um tutorial da série Heroes. Espermos que você tenha gostado e aguarde os próximos efeitos, mas não vale bancar o apressadinho e apelar para a manipulação do espaço-tempo para se adiantar.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Gimp: Especial Heroes - Manipulação do espaço-tempo