Este artigo visa, basicamente, avaliar os diferentes aspectos dos serviços de e-mail mais utilizados na atualidade. Há alguns anos atrás, muitas pessoas preferiam ou achavam mais cômodo fazer uso dos e-mails nativos de provedores de acesso, em especial na época da Internet discada.

Nos dias de hoje, a história é um pouco diferente. Os serviços mais usados pelos usuários do mundo todo são o Gmail, o Hotmail e o Yahoo Mail, alvos de meus testes e comparações neste artigo. Confira nas linhas abaixo um pouco mais sobre os melhores serviços de e-mail gratuitos.

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO

Nos testes e avaliações realizados não se atribuirão valores livres para as notas em cada quesito, visto que esse método envolve muito a parcialidade de quem aplica a avaliação. Para trazer melhores resultados, foi adotado um esquema de atribuição de notas semelhante ao que acontece em uma corrida.

Desta forma, os serviços que mais se destacarem ou cumprirem suas funções plenamente recebem a nota 10 no quesito, como se fossem os primeiros lugares, embora em uma corrida real só exista um campeão. Os que ficarem um pouco atrás recebem a nota 9, e assim sucessivamente, facilitando a comparação entre eles.

Pode-se concluir então que com a nota 10 o serviço alcança um nível satisfatório e ainda oferece bons adicionais,  com 9 ele é bom, mas precisa melhorar alguns detalhes, recebendo 8, ele está na média esperada e, caso deixe a desejar, ficará com 7.

Finalmente, se o serviço de e-mail analisado não contar com a função em questão, ele não recebe nota para ela. Nos testes práticos a idéia é a mesma, e ao término de tudo é feita uma somatória dos pontos conseguidos por cada um deles, finalizando a comparação.

CARACTERÍSTICAS

Antes de realizar meus testes quanto à utilização dos serviços de e-mail, é importante ressaltar as características que os compõem. Na maioria dos casos, as pessoas fazem uso deles levando em consideração apenas os aspectos mais básicos encontrados, como capacidade, velocidade de envio e recebimento, qualidade dos filtros de spam e outras características fundamentais.

No entanto, dezenas delas simplesmente passam despercebidas pela maioria dos usuários comuns, e entender um pouco mais sobre todas as possibilidades de um serviço de e-mail pode facilitar bastante a vida de quem tem pouco tempo disponível ou gostaria de mais dinamismo em suas tarefas na Internet.

Armazenamento

No primeiro aspecto referente ao armazenamento, a capacidade total do e-mail, temos o Gmail no momento com 7316MB de espaço total, o Hotmail com 5GB e o Yahoo com a mensagem de que o espaço em seu e-mail é ilimitado.

Confiando neste dado lançado pelo Yahoo e sem tempo disponível para realizar uploads gigantescos, resolvi dar nota máxima para todos os serviços neste quesito, visto que nenhuma das pessoas que tenho contato fazem uso de quantidades significativas destes espaços oferecidos, ou seja, se compararmos o tamanho dos e-mails com o que realmente utilizamos deles, estes valores superam as expectativas de praticamente todos os usuários comuns.

Organização das mensagens

Os três serviços de e-mail contam com formas específicas de organizar as suas mensagens. No Hotmail e no Yahoo, basta criar rapidamente pastas específicas com as categorias que você mais usa, como “trabalho” ou “amigos”. Depois é só selecionar as mensagens desejadas, movendo-as para os locais desejados .

No Gmail o processo é um pouco diferente, mas funciona de forma semelhante. Ele faz uso de um sistema de tags, ou marcadores. Você cria um marcador, da mesma maneira que fez com as pastas, inserindo nomes como “projeto” ou “colegas de trabalho”.

Depois, em cada nova mensagem pertinente a um dos assuntos marcados, basta selecionar cada uma delas e inserir uma ou mais tags, o que soma pontos ao Gmail neste aspecto, já que você pode classificar os seus e-mails de uma forma mais específica do que nos serviços citados anteriormente.

Mensageiro instantâneo

Este quesito analisa a existência e a qualidade dos mensageiros instantâneos que ficam dentro dos e-mails e podem ser utilizados no próprio navegador, não entrando neste aspecto os próprios mensageiros dos serviços citados, como o Windows Live Messenger ou o Google Talk, por exemplo.

Nesta etapa, em primeiro lugar e com suporte a mais recursos fica o Gmail, com bate papo em grupos, acesso a contatos que estejam online no Orkut, por exemplo, e até mesmo conversas por vídeo, sem precisar de nenhum tipo de instalação para isso.

O Yahoo conta com um chat básico e sem maiores recursos, permitindo apenas adicionar seus contatos Yahoo ou Hotmail, iniciando chats simples e com suporte adicional para emoticons, nada mais. O Hotmail não leva nota neste quesito, por não apresentar um serviço de chat dentro do e-mail.

Redirecionamento de mensagens

Algumas pessoas não dispõem de tempo suficiente para entrar em todas as suas contas de e-mail pessoais ou de trabalho. Por isso, é fundamental que os serviços tenham um sistema de redirecionamento das mensagens recebidas, permitindo concentrá-las em um só endereço sem maiores problemas.

Novamente, o Gmail sai na frente neste quesito, apresentando diferentes ações a serem tomadas quanto às mensagens encaminhadas, além da aplicação de filtros de redirecionamento, permitindo que você defina palavras chave ou temas específicos para serem redirecionados, por exemplo.

Os outros dois serviços de e-mail infelizmente contam apenas com a função padrão de redirecionamento. Em ambos, as mensagens encaminhadas são excluídas da sua caixa de entrada original após serem repassadas para o e-mail desejado, o que acontece em questão de segundos.

POP3

O sistema POP, ou Post Office Protocol, é um serviço remoto para as suas contas de e-mail, fazendo uso de aplicativos instalados no computador para isso. O mais famoso deles é o Outlook, que permite ter uma caixa de entrada com todas as suas contas agrupadas em um único local, facilitando o acesso offline aos seus e-mails e agilizando tarefas simples com eles.

Neste aspecto, Yahoo e Gmail apresentaram configurações satisfatórias, levando notas razoavelmente boas no quesito. O Hotmail novamente não apresentou a função, o que o deixa um pouco atrás dos seus concorrentes.

IMAP

Considerado um modo mais avançado em relação ao POP, o IMAP apresenta diversas características adicionais interessantes ao uso do e-mail, como o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chave. Neste quesito, somente o Gmail apresentou compatibilidade com o IMAP.

Pesquisa

Quanto às pesquisas possíveis dentro dos serviços de e-mail avaliados, todos passaram com boa nota no quesito. Eles fazem buscas em praticamente todas as palavras dentro dos e-mails, o que pode ser muito interessante para encontrar alguns bem específicos.

Agenda e Calendário

Ter uma agenda ou calendário à disposição enquanto utilizamos o e-mail é algo muito interessante e útil para muitas pessoas. Em todos os serviços este recurso está presente de forma muito dinâmica, permitindo acessar as agendas rapidamente através do serviço de e-mail, em geral com apenas um único clique.

Bloco de notas

Embora esta função possa ser muito interessante para alguns usuários, ela está presente apenas no Yahoo Mail. É muito simples e rápido criar anotações rápidas de afazeres, podendo inclusive colocá-las dentro de pastas específicas criadas por você para cada uma.

Personalização e temas

Não se pode negar que a personalização, em especial no que se refere ao visual, dos programas e aplicativos nos últimos tempos é um dos fatores mais explorados pelos desenvolvedores. Deixar o visual com a cara do dono é algo imprescindível para certas pessoas.

Neste aspecto, o programa que mais permite a mudança de temas, modos de visualização e outras mudanças semelhantes é o Gmail, que conta com trocas quase totais no layout da página, que por padrão é apenas branca.

Em seguida aparece o Hotmail, que permite uma mudança significativa no visual do cabeçalho da página, mas nada muito além disso. Já o Yahoo conta apenas com uma função para mudar as cores principais da página, deixando a desejar no quesito.

Formatação do texto

Alguns dos diferenciais mais interessantes em um serviço de e-mail atual é a quantidade de possibilidades na formatação do texto disponível. Fontes, emoticons, tamanho e cores das letras são alguns exemplos que tornam os e-mails ainda mais bonitos.

Em relação à gama de mudanças possíveis nos textos quanto ao estilo, o Gmail novamente fica em primeiro lugar, possibilitando diversas mudanças e disponibilizando ainda um útil corretor gramatical para você não digitar palavras erradas ou conferir as que estiver em dúvida.

O Hotmail fica em segundo lugar, com algumas boas opções de fontes e estilos para serem aplicadas, o que já deixa o e-mail de cada usuário um pouco mais individualizado. O Yahoo não conta com nenhuma opção para melhorar o visual da página.

Suporte à imagens

Não há nada melhor que acompanhar os e-mails do fim de semana visualizando as fotos tiradas em tempo real. Esta função, que exibe as imagens enviadas logo ao abrir a mensagem deveria ser presente em todo tipo de e-mail.

Felizmente, os três serviços de mensagens apresentaram esta funcionalidade, com destaque para o gmail, que permite visualizá-las em tamanho real sem precisar necessariamente baixar o arquivo para o seu computador, o que se torna necessário nos outros serviços caso você não queira vê-las apenas em miniatura.

Tarefas a fazer

Uma função muito interessante que encontramos exclusivamente no Gmail é uma lista de tarefas a fazer que pode ser criada pelo usuário. Os outros serviços não contam com essa função na forma de checklist como acontece no serviço do Google, o que dá um diferencial a ele. Para ativar a função é necessário acessar a aba “Labs”, localizada em “Configurações”.

Organização de contatos

Todos os serviços de e-mail analisados contam com boas opções para organizar sua lista de contatos. Em poucos cliques, você pode conferir todos os seus contatos e classificar muitos deles, além de realizar tarefas importantes para facilitar o seu acesso aos mais buscados.

Configurações

Há boas opções de configurações em todos os serviços testados, mas encontrei maior facilidade ao fazer uso do Gmail neste ponto, em especial pela maneira com a qual as opções estão dispostas na janela de configurações do aplicativo.

Enquanto no Yahoo e no Hotmail  as opções são apresentadas na forma de uma lista, no Gmail elas aparecem diretamente na página, permitindo que você visualize todas em um grupo de funções de uma vez. Além disso, nele há mais opções e dezenas de adicionais para o e-mail, algo que falta em seus concorrentes.

Gadgets

Este é outro ponto no qual encontramos ampla vantagem ao utilizar o Gmail. Acessando as configurações do programa e clicando na aba “Labs”, você pode conferir dezenas de pequenas aplicações para serem rapidamente adicionadas ao seu e-mail. Infelizmente, nos outros serviços não encontramos nada parecido e colocado para o usuário de forma tão explicita, o que confere ao serviço do Google mais um bom adicional.

TESTES

Embora as diferentes características de um serviço de e-mail sejam de grande valia, nada disso importa se ele não for realmente funcional. Em nossos testes, avaliamos aspectos quanto a velocidade, segurança e interface dos aplicativos, comparando quesitos que felizmente se mostraram satisfatórios na maioria dos casos.

Velocidade

A melhor maneira de se avaliar a soma da velocidade de envio e recebimento de um serviço é enviando um e-mail para si mesmo. Depois de analisar o comportamento dos serviços e conferir o tempo gasto nas tarefas, pude concluir que o Gmail é o mais rápido tanto para envio quanto recebimento.

Yahoo e Hotmail são semelhantes nestes aspectos.  Em recebimento e envio ambos também são muito rápidos, mas em alguns momentos durante o dia este processo se tornou bem mais lento, o que não aconteceu com o Gmail em nenhum momento.

Segurança

Avaliando a capacidade dos serviços de e-mail em reter spam e outras situações de risco, decidi enviar e-maisl já considerados como spam de um serviço para outro, avaliando as interpretações deles quanto a uma mesma mensagem de propaganda ou até mesmo danosa ao computador. Felizmente, dos arquivos enviados da conta do Hotmail para as outras, tudo foi considerado como Spam, o que dá um bom crédito aos serviços.

Outra forma pensada para analisar a situação foi enviar e-mails com nomes potencialmente passíveis de serem mensagens fraudulentas, como “teste” ou “fotos”, por exemplo. Curiosamente, o e-mail do Yahoo prefere prevenir a remediar, classificando como Spam até mesmo o meu próprio e-mail que enviei para a minha conta.

Interface

Em relação á construção da interface dos serviços e o seu design, coloco o Gmail em primeiro lugar, por ter considerado ele nitidamente mais intuitivo que os outros, além de ter mais opções de personalização.

É muito simples organizar tudo dentro do Gmail, e a velocidade com que isso acontece é satisfatória. Todas as funções são muito bem divididas, visíveis facilmente ao passar os olhos sobre a página inicial do aplicativo.

Em segundo lugar fica o Hotmail, com boa visualização das funções básicas do programa e bastante interatividade com os outros serviços da Live. As pastas criadas por você ficam logo abaixo das opções básicas e a barra de pesquisas fica sobre a lista de e-mails, facilitando a busca.

A barra superior do serviço, que pode ser personalizada em sua aparência, apresenta funções interessantes para o usuário. Finalmente, ter testado o serviço durante tanto tempo o coloca como um serviço de e-mail interessante, em especial para quem faz uso dele a partir do Windows Live Messenger.

Em último lugar nos testes de interface ficou o Yahoo Mail, que apesar de limpo e enxuto, deixa um pouco a desejar quanto á personalização da sua página, algo essencial nos programas atuais. As opções e configurações também poderiam ser melhor elaboradas, tornando mais simples mexer nos aspectos fundamentais do programa, um problema também encontrado em partes no Hotmail.

Saindo do forno

Acaba de ser disponibilizada uma versão atualizada e mais bonita do Yahoo Mail, mas com basicamente as mesmas funções do aplicativo original. As principais mudanças são na maneira de visualizar diferentes pastas do serviço, em abas que ficam na parte superior da caixa de entrada, uma idéia no mínimo muito interessante. O layout em relação a cores e estilos também está mais bonito.

Conclusão

Para usuários que lidam com o e-mail da maneira mais básica possível, apenas enviando e recebendo mensagens, sem se importar com os adicionais que os diferenciam, pode-se dizer que os três serviços de e-mail avaliados são satisfatórios.

No entanto, se você prioriza os pequenos detalhes que podem fazer a diferença entre um e outro, o Gmail parece ser o mais recomendado. A atenção e bom senso aplicados ao serviço se sobressaem em relação aos seus concorrentes, tornando-o uma indicação em praticamente todos os aspectos.

Os outros dois serviços analisados dependem muito dos objetivos dos seus usuários. O Hotmail apresenta boas funções para personalização e um layout mais interessante, com funções bem divididas e um design mais arrojado e moderno. Ele também é interessante para quem faz uso do Windows Live Messenger, facilitando a interação entre comunicador instantâneo e e-mail.

O Yahoo, embora avaliado em sua versão clássica (acaba de sair um novo modelo), não é visualmente atrativo, prezando por simplicidade e limpeza em quase todas as suas características, o que o torna uma indicação para quem procura basicamente a funcionalidade em um serviço de e-mail. Mas a recomendação maior é que você teste cada um deles, avalie bem as suas expectativas quanto ao que cada um tem de melhor e finalmente decida pelo que mais lhe agradar.

Cupons de desconto TecMundo: