Venha babar na Ferrari FXX K e no vídeo mostrando parte de sua construção

2 min de leitura
Imagem de: Venha babar na Ferrari FXX K e no vídeo mostrando parte de sua construção

Ainda está em clima de Velozes e Furiosos 7 e morrendo de vontade de arrancar com um possante pelas ruas da sua cidade? Infelizmente, não são todos que têm esse privilégio, motivo pelo qual às vezes nos contentamos em apreciar essas maravilhas do universo automobilístico e que carregam em seu “DNA” muita tecnologia e velocidade. Os 12 carros que estrelaram na produção cinematográfica protagonizada por Vin Diesel são um bom exemplo do que estamos falando.

Porém, o destaque da vez é um carro que foi apresentado no final de 2014, mas chamou a atenção do público novamente após o vídeo que abre essa matéria ter sido divulgado. A Ferrari FXX K, modelo inspirado na consagrada LaFerrari, foi exibida para o público pela primeira vez no evento Finali Mondiali, que aconteceu no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi em dezembro de 2014.

Ferrari FXX K.

Feito à mão

Como podemos ver no vídeo, a concepção da Ferrari FXX K passou por um aperfeiçoamento minucioso do LaFerrari. Nesse híbrido esportivo, cada detalhe foi cuidadosamente pensado por Flavio Manzoni – diretor do Centro Stile Ferrari – e sua equipe para que o resultado fosse exatamente o planejado. Muito desenho, utilização de software CAD e trabalho à mão sobre protótipos de argila foram necessários para que tudo saísse nos conformes.

O resultado não poderia ser menos do que impressionante: um possante impulsionado por 1.050 cv, sendo que 860 cv são oriundos do motor à combustão V12 de 6,3 litros e os outros 190 cv do motor elétrico. A presença da tecnologia KERS de recuperação de energia cinética – componente que deu origem ao “K” no nome do modelo – que reaproveita a força proveniente das frenagens também merece destaque por ser o mesmo utilizado em carros de Fórmula 1.

Ferrari FXX K.

Cada detalhe conta

Além do design cuidadosamente pensado para oferecer o máximo de desempenho, toda a estrutura da Ferrari FXX K foi planejada para gerar o máximo de força aerodinâmica para baixo. O resultado disso são 540 kg a 200 km/h que evitam que o carro saia voando – literalmente – das pistas.

Todo esse conjunto ainda é complementado com pneus Pirelli e sensores para monitorar a aceleração longitudinal, lateral e radial, além das pressões e temperaturas. O superesportivo ainda conta com um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.

Ferrari FXX K.

Para poucos? Não. Para quase ninguém

O making of que abre essa matéria é apenas o prenúncio do preço monstruoso que cada uma das 40 unidades da Ferrari FXX K apresenta: 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 8,3 milhões em conversão direta na cotação atual). Entretanto, o aspecto mais surpreende não é o preço astronômico, mas o fato de que aqueles que tiverem condições de comprar um não poderão levá-lo para casa.

A Ferrari permite que o FXX K seja exibido apenas durante eventos especiais. Portanto, além do valor absurdo, cada um dos 40 compradores vai ter que se contentar com um veículo que não pode ficar na própria garagem. Na maior parte do tempo, o carro fica em posse da escuderia e preparado para a próxima oportunidade de ser mostrado ao público.

Ferrari FXX K.

.....

Já imaginou participar do processo de fabricação de uma Ferrari FXX K? Ou melhor: qual seria a sensação de poder dar uma volta nesse superesportivo inspirado na já belíssima LaFerrari? Se alguém um dia tiver essa oportunidade, por favor, compartilhe com a gente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.