Guia E3 2016: Veja as datas e os horários de todas as conferências

5 min de leitura
Imagem de: Guia E3 2016: Veja as datas e os horários de todas as conferências

A Electronic Entertainment Expo deste ano — ou simplesmente E3 2016 — está chegando! É hora de você se programar, arranjar espaço livre na agenda e encontrar a melhor forma de assistir às apresentações das principais desenvolvedoras da indústria.

Afinal, esse é o momento em que novos jogos são anunciados, tecnologias para o futuro são reveladas e trailers incríveis são exibidos pela primeira vez. E desta vez, além de títulos de todos os gêneros, versões repaginadas do PS4 e do Xbox One estão entre as especulações. Microsoft, Nintendo e Sony estarão presentes com anúncios de 12 a 14 de junho, assim como EA, Bethesda e Ubisoft. O PC Gaming Show, dedicado somente a jogos de computador, também está de volta.

O TecMundo estará no Los Angeles Convention Center vendo de perto todas as novidades, além de comentar ao vivo cada uma das conferências. Confira abaixo o resumo de cada apresentação. É só clicar no nome das empresas para ser levado à página de cada transmissão ao vivo.

12 de junho

EA

A Electronic Arts está tecnicamente fora da E3, mas preparou uma transmissão própria chamada EA Play junto com as conferências tradicionais. O grande destaque deve ser Titanfall 2, com suas prováveis melhorias técnicas e opções para mais plataformas. Mass Effect: Andromeda, adiado para 2017, também seria uma grata aparição com novidades sobre a produção.

Espere ainda detalhes de Battlefield 1, recém-anunciado — gameplays envolvendo vários jogadores ao mesmo tempo sempre chamam bastante atenção. Já a franquia Star Wars, bem que poderia apresentar algo, como outro Battlefront ou um título completamente novo. E claro que a subdivisão EA Sports não fica de fora: FIFA 17 deve ser detalhado, e podemos ter novidades de basquete (NBA Live), futebol americano (Madden) e hóquei (NHL).

Quando? Às 17h

Bethesda

A desenvolvedora foi uma boa surpresa da feira do ano passado, estreando nas grandes conferências. Por isso, agora ela deve manter o padrão com uma apresentação equilibrada com lançamentos, informações e títulos variados. A expectativa é o anúncio de um grande game e talvez até um sucesso mobile, como Fallout Shelter. Será uma continuação de uma série ou o nascimento de uma nova franquia?

Dishonored 2 é alvo certo de atenção, inclusive com gameplay. O card game The Elder Scrolls: Legends, embora não tenha empolgado muito o público, pode ser outra presença garantida. O free-to-play BattleCry também carece de detalhes e pode ganhar mais informações. Por fim, Fallout 4 e DOOM, apesar de já terem sido lançados, ainda têm conteúdos adicionais a caminho ou recém-lançados.

Quando? Às 23h

13 de junho

Microsoft

A Microsoft está cheia de possíveis lançamentos, e vários deles devem mesmo se concretizar. Há especulações sobre uma nova e mais poderosa versão do Xbox One, assim como outra mais compacta e com o mesmo hardware. Um dispositivo de transmissão de mídia, como um Chromecast, também faz parte dos palpites.

Entre os games, o novo Call of Duty: Infinite Warfare deve receber mais detalhes para tentar apagar a imagem negativa do primeiro trailer. Crackdown 3, em desenvolvimento já há algum tempo, é outra presença quase certa. Há quem garanta que Halo Wars 2 está em desenvolvimento e que uma revelação é inevitável. O mesmo vale para Gears of War 4, o que seria um dos destaques de todo o evento. Jogos multiplataforma que podem ganhar sequências também podem aparecer tanto aqui quanto na da Sony — fala-se em um novo Red Dead Redemption e em um Resident Evil da numeração principal, por exemplo.

Fãs de corrida ainda esperam um novo título da série Forza para 2017 — e, seguindo o padrão recente da franquia, ele seria um capítulo da saga Horizon. Sea of Thieves, da Rare, e ReCore foram anunciados no ano passado e podem ganhar mais do que só um trailer. Podemos ver ainda o primeiro game do Xbox One dedicado totalmente à realidade virtual, além da compatibilidade com apps do Windows 10 e novidades do HoloLens.

Quando? Às 13h30

PC Gaming Show

Ela voltou para mais um ano! A conferência que "captura e celebra a era de ouro" do PC chega a sua segunda edição, agora também aberta ao público. Sem ter grandes detalhes revelados, a apresentação promete revelações de novos jogos, atualizações de séries e perspectivas sobre a indústria com grandes convidados.

Os organizadores afirmam que ouviram todas as críticas e sugestões da comunidade para fazer uma edição ainda melhor que a de 2015. Além de marcas como AMD, Razer e Microsoft, estão confirmadas as desenvolvedoras Bohemia Interactive, Cloud Imperium, Relic Entertainment/SEGA, Studio Wildcard, TaleWorlds Entertainment, Torn Banner Studios, Tripwire Interactive e muitas outras.

Quando? Às 15h30

Ubisoft

A Ubisoft está de volta com uma conferência cheia de possibilidades — mas a grande novidade é a ausência de um novo capítulo de Assassin's Creed, já que a série não terá mais tantos lançamentos próximos. Entretanto, algo sobre o filme pode ser mostrado.

O astro seria então Watch Dogs 2, com novas possibilidades de hacking e um mundo aberto ainda mais tecnológico. Adiado para o ano que vem, South Park: The Fractured But Whole deve ganhar alguma atenção, assim como o jogo de tiro cooperativo (e em mapas imensos) Tom Clancy’s Ghost Recon: Wildlands. For Honor foi bem recebido na E3 2015 e deve retornar com novidades. Games já lançados, como Tom Clancy’s: The Division, não devem ficar de fora, por conta de conteúdos extras e pelos tão controversos DLCs.

Quando? Às 17h

Sony

Para fechar um dia cheio, a Sony tem uma missão importante: superar ou ao menos equiparar a conferência deste ano com a do ano passado, que foi recheada de surpresas e momentos de muita empolgação.

O trio Shenmue 3, Final Fantasy VII Remake e The Last Guardian pode ter novidades, já que eles ainda estão em fase de desenvolvimento. Apresentado no ano passado, Horizon Zero Dawn também deve ganhar mais tempo de tela. E há quem diga que o Santa Monica Studios pode enfim mostrar no que tem trabalhado recentemente.

Em termos de hardware, podemos finalmente ter a confirmação da existência do PS4K, uma versão turbinada do console para rodar conteúdos com gráficos e resoluções superiores. O rumor cresceu bastante nos últimos meses, mas confirmação mesmo só dá para saber vendo a conferência. Já o PlayStation VR é uma realidade: ele sai no final deste ano e deve receber alguma atenção, talvez até em catálogo de jogos.

Quando? Às 22h

14 de junho

Nintendo

De novo, a empresa participa de forma "alternativa" das conferência da E3. A Big N preparou um streaming ao vivo com o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, que fará demonstrações do novo jogo da série The Legend of Zelda. A transmissão é parte do programa Nintendo Treehouse, mais focado em gameplay e comentários de desenvolvedores, e vai substituir o formato "fechado" do Nintendo Direct. Este também será o único título jogável da empresa durante toda a E3.

O novo console da empresa, até agora chamado só de “NX”, deve ser revelado e anunciado só mesmo no final de 2016 — mas bem que uma nova informação seria mais que bem-vinda!

Quando? Às 13h

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.