Por que existem três crepúsculos? A ciência responde!

4 min de leitura
Imagem de: Por que existem três crepúsculos? A ciência responde!
Imagem: Getty Images

Você já viu o crepúsculo? Não estou mencionando sobre a franquia adolescente de vampiro que ficou famoso há alguns anos; na realidade, trata-se de um fenômeno atmosférico que ocorre entre o pôr do sol e a escuridão completa da noite. Durante o evento, no final da tarde, é possível observar um espetáculo visual com uma variedade de cores, incluindo tons laranja, amarelo, rosa e roxo.

Em outras palavras, o crepúsculo acontece no momento de transição entre o dia e a noite, mas ele não ocorre apenas de uma forma. Existem três fases diferentes do crepúsculo, cada uma delas com características distintas entre si. Por exemplo, não são todos os fenômenos que acontecem entre o final da tarde e o início da noite, eles também podem começar um pouco depois do amanhecer.

“O crepúsculo ocorre quando a atmosfera superior da Terra dispersa e refrata a luz solar, iluminando a atmosfera inferior. Diversos fenômenos atmosféricos e cores podem ser observados durante o crepúsculo. Astrônomos definem as três fases do crepúsculo com base na distância do Sol abaixo do horizonte. O crepúsculo matutino é frequentemente chamado de amanhecer, enquanto o crepúsculo vespertino é também conhecido como anoitecer”, o site Time and Date descreve.

Apesar de acontecer todos os dias, é importante destacar que o crepúsculo não é sempre igual, pois seu visual pode variar a depender de diferentes fatores, como a época do ano, as condições climáticas e a localização geográfica. Por exemplo, o crepúsculo matutino é completamente diferente do crepúsculo vespertino.

Para explicar um pouco mais sobre as diferenças entre os três crepúsculos, o TecMundo reuniu informações de cientistas e especialistas da área. Confira!

Três tipos de crepúsculos

O fenômeno acontece quando o Sol está abaixo do horizonte, contudo, sua luz ainda é capar de iluminar a atmosfera e apresentar um espetáculo visual no céu. O crepúsculo também não é igual nas diferentes regiões do mundo, afinal, nas altas latitudes a luz pode permanecer por muito mais tempo após o pôr do sol. Por isso, o crepúsculo mais comum é definido quando o Sol está aproximadamente 6 graus abaixo do horizonte.

“Em seu sentido mais geral, crepúsculo é o período que ocorre antes do nascer do sol e depois do pôr do sol, no qual a atmosfera é parcialmente iluminada pelo sol, estando nem totalmente escura, nem completamente iluminada. No entanto, existem três categorias de crepúsculo definidas pela distância do sol abaixo do horizonte”, é descrito pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA).

Crepúsculo Civil

O crepúsculo civil, como é chamado, é o primeiro e o último crepúsculo do dia. Ele ocorre durante o amanhecer e no final da tarde, quando o Sol está a menos de 6 graus abaixo do horizonte em ambos os períodos. Durante esse estágio, a iluminação do fenômeno é capaz de iluminar a região de forma abrangente, possibilitando uma luz suficiente para não ser necessário nenhum tipo de iluminação artificial.

Além de ter um significado para a astronomia, o crepúsculo civil está interconectado com o âmbito cultural e religioso.Além de ter um significado para a astronomia, o crepúsculo civil está interconectado com o âmbito cultural e religioso.Fonte:  Getty Images 

O crepúsculo civil é considerado o formato mais iluminado de todos os tipos de crepúsculo, pois a iluminação é suficiente para não atrapalhar a visibilidade. Não é à toa que diversos países utilizam a classificação para as leis relacionadas ao setor de aviação.

“Sob estas condições, sem neblina ou outras restrições, as estrelas e os planetas mais brilhantes podem ser vistos, o horizonte e os objetos terrestres podem ser discernidos e, em muitos casos, a iluminação artificial não é necessária”, o NOAA explica.

Crepúsculo Náutico

O crepúsculo náutico tem costume de acontecer quando o Sol está entre 6 e 12 graus abaixo do horizonte. Inclusive, o termo 'náutico' é usado por que os marinheiros faziam leituras e se localizavam por meio de estrelas que continuavam visíveis mesmo sem a iluminação da Lua. Além disso, nos Estados Unidos, os militares utilizam o conceito de 'crepúsculo náutico' para identificar períodos em operações táticas.

A imagem apresenta como funcionam os três crepúsculos durante a noite e o dia.A imagem apresenta como funcionam os três crepúsculos durante a noite e o dia.Fonte:  NOAA 

“Na ausência de neblina ou outras restrições, os contornos dos objetos terrestres ainda podem ser discerníveis, mas as atividades externas detalhadas são provavelmente restringidas sem iluminação artificial”, é descrito pelo NOAA.

Crepúsculo Astronômico

O crepúsculo astronômico acontece quando o centro geométrico do Sol está aproximadamente entre 12 graus e 18 graus abaixo do horizonte. Neste caso, o céu se torna tão pouco iluminado que apenas fontes de luz de estrelas e planetas podem ser observadas a olho nu. A duração deste tipo de crepúsculo depende da latitude onde é realizada a observação; por exemplo, latitudes mais altas tem maior duração.

“Fontes pontuais de luz, como estrelas e planetas, podem ser facilmente estudadas pelos astrônomos sob o crepúsculo astronômico. Mas fontes de luz difusas, como galáxias, nebulosas e aglomerados globulares, precisam ser observadas sob um céu totalmente escuro, novamente quando o Sol está a mais de 18 graus abaixo do horizonte”, o NOAA explica sobre o crepúsculo astronômico.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como um dia duraria 65 horas se o Sol não influenciasse na rotação da Terra.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.