Casos de pneumonia na China chamam atenção da OMS

2 min de leitura
Imagem de: Casos de pneumonia na China chamam atenção da OMS
Imagem: Getty Images

Nas últimas semanas, províncias no norte da China vem enfrentando um aumento nos casos de síndromes respiratórias. Devido a isso, a OMS solicitou ao governo chinês informações sobre o surto. De acordo com boletim, ainda não há dados suficientes para prever se a situação pode ser uma nova ameaça pandêmica.

Desde meados de outubro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem monitorando o aumento de casos de síndromes respiratórias no país asiático. Um dos dados que mais gerou alerta foi o surgimento de pneumonias não diagnosticadas.

No entanto, de acordo com o relatório apresentado à OMS, ainda que o número de casos seja grande, não foram identificados novos vírus. A região mais afetada foi a capital  Pequim, e no nordeste, a província de Liaoning.

O surto tem atingido principalmente crianças.O surto tem atingido principalmente crianças.Fonte:  Getty Images 

Entre os principais patógenos em circulação estão: vírus da gripe, Mycoplasma pneumoniae, vírus sincicial respiratório e síndrome respiratória aguda grave, causada pelo coronavírus 2.

Ainda de acordo com as autoridades de saúde chinesas, esse aumento exponencial pode estar vinculado a alguns fatores relacionais ao afrouxamento das restrições impostas em decorrência da pandemia da Covid-19, assim como a aproximação do inverno.

Conforme a opinião de especialistas, outro fator pode ser considerado para esse aumento significativo de casos entre crianças: o isolamento social. Devido ao grande período de isolamento social, as crianças não tiveram contato com patógenos comuns à infância, com isso, a imunidade não se desenvolveu de forma ativa, como ocorreria em um contexto não pandêmico.

Os principais sintomas apresentados são febre, inflamação pulmonar e em alguns casos nódulos pulmonares, que podem ser indicativo de tecido cicatricial de infecções passadas. Mas apesar do grande número de infecções e a sobrecarga do sistema de saúde chinês, não foram reportadas mortes ou casos em adultos.

Há ameaça?

Segundo o relatório da OMS, os dados fornecidos pelas autoridades de saúde da China ainda são insuficientes para que seja traçado um panorama completo da situação. A indicação da Organização Mundial de Saúde é manter a vigilância constante e a adoção de medidas sanitárias, como uso de máscaras e a lavagem constante das mãos.

A recomendação é de constante vigilância quanto ao aumento de casos e a adoção de medidas sanitárias.A recomendação é de constante vigilância quanto ao aumento de casos e a adoção de medidas sanitárias.Fonte: Getty Images

As entidades de monitoramento de surtos epidêmicos continuarão acompanhando a notificação dos casos e novos boletins, com mais informações devem ser publicados em breve.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos e familiares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.