Pentágono lança site com foco em investigações sobre OVNIs

4 min de leitura
Imagem de: Pentágono lança site com foco em investigações sobre OVNIs
Imagem: Getty Images

Há alguns dias, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, conhecido como Pentágono, anunciou um novo site para o Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO), um programa do governo com foco em investigações sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI, UFO ou UAP).

O site apresenta informações sobre casos resolvidos, não resolvidos e até alguns vídeos mostrando os OVNIs em 'ação'. Além de disponibilizar vídeos de UAPs, o site também deve funcionar como uma central de relatos de avistamentos dos fenômenos anômalos; serão recebidos relatórios de avistamentos de militares e do público geral.

A AARO afirma que utiliza conceitos científicos para interpretar o fenômeno, contudo, muitos casos permanecem inexplicados — por outro lado, os ufólogos afirmam que os OVNIs são naves de seres extraterrestres, mas não há nenhuma confirmação para a teoria.

A partir de agora, os casos resolvidos e desclassificados de OVNIs serão divulgados por meio do site, incluindo a liberação de fotos e vídeos — em breve, funcionários do governo, prestadores de serviços e militares dos EUA poderão relatar avistamentos por meio de um formulário online. De acordo com a AARO, o objetivo do programa é minimizar a surpresa técnica e de inteligência desses fenômenos anômalos não identificados (UAP), a fim de aprimorar a segurança do país.

"Acredito que a transparência é um componente crítico do trabalho da AARO e estou comprometida em compartilhar as descobertas da AARO com o Congresso e o público, consistente com a nossa responsabilidade de proteger capacidades críticas de defesa e inteligência nacional", disse a vice-secretária de Defesa, Kathleen Hicks, em mensagem enviada ao site DefenseScoop.

A maioria dos relatórios compartilhados no site sugere que os OVNIS tem a aparência redonda, com até 4 metros de tamanho; comumente,  são brancos, prateados ou translúcidos.A maioria dos relatórios compartilhados no site sugere que os OVNIS tem a aparência redonda, com até 4 metros de tamanho; comumente,  são brancos, prateados ou translúcidos.Fonte:  Getty Images 

A obsessão por UFOs

Em 2019, cientistas realizaram uma pesquisa sobre a possibilidade da vida fora da Terra e, após a participação de 26 mil pessoas em 24 países, eles descobriram que russos (68%), mexicanos (61%) e chineses (60%) são mais propensos a acreditar no fenômeno; cerca de 45% dos norte-americanos também acreditam. Ao todo, 61% das pessoas afirma acreditar em algum tipo de forma de vida em outros planetas.

Em uma entrevista recente ao site Interesting Engineering, o professor de Harvard e astrofísico, Avi Loeb, afirmou que cerca de dois terços dos norte-americanos acreditam em extraterrestres. Loeb foi o responsável por propor a ideia de que Omuamua é um objeto cósmico alienigena e que, recentemente, coletou supostas ‘esferas extraterrestres’ no fundo do Oceano Pacífico.

"Enquanto vivi no Irã nos anos 70 e até os dias de hoje, fiquei surpreso com o interesse em OVNIs lá. Portanto, acredito que o interesse por OVNIs é alto na maioria dos países. Já passou da hora de os Estados Unidos levar a sério o estudo dos relatórios de OVNIs e nomear um painel de alto nível para avaliar os dados, relatórios e vídeos recentemente divulgados pelo Pentágono”, disse Loeb.

Futuro das investigações de OVNIs

A vice-secretária de Defesa dos EUA, Kathleen Hicks, será a supervisora da AARO e do atual diretor do programa, Sean Kirkpatrick; o objetivo das novidades em relação ao tema é acelerar o desenvolvimento do programa.

De qualquer forma, o site não menciona sobre uma possível origem extraterrestre desses fenômenos — não é à toa que muitos políticos norte-americanos se preocupam com a possibilidade de que esses OVNIs estejam relacionados à tecnologia de outros países, como Rússia ou China.

Durante uma entrevista ao canal de TV News Nation, o congressista Tim Burchett afirmou que o novo site da AARO publicou apenas conteúdos antigos sobre OVNIs. Inclusive, ele afirma que não confia em nada que a AARO divulga. “As coisas que já estão nele são coisas antigas… Eu não confio neles nem um pouco", disse Burchett.


Em julho de 2023, durante uma audiência pública no congresso norte-americano, o ex-agente da inteligência David Grusch afirmou que um grupo militar secreto dos Estados Unidos possui naves alienígenas e corpos de seres biológicos de origem não humana; supostamente, esses militares estão trabalhando em um programa ultra secreto para realizar engenharia reversa nessas naves.

A NASA também realizou no mês de junho de 2023,  uma transmissão para anunciar uma grande investigação sobre UFOs e disse ser necessário acabar com o preconceito em relação ao tema.

"É [necessário] garantir que as informações possam ser recebidas de uma forma que sejam tratadas adequadamente para garantir, mais uma vez, a privacidade, tanto do ponto de vista legal quanto regulatório, mas também para garantir que esse site e as informações lá são seguras. Então isso será algo sobre o qual continuaremos mantendo o público atualizado. A AARO está focada nos fatos, recolhendo informações, revendo os fatos e, quando possível, desclassificando essas informações e disponibilizando-as [ao público civil]”, disse o general e porta-voz do Pentágono, Pat Ryder.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para descobrir também o que foi a Operação Prato, a maior operação de OVNIs liderada por militares brasileiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.