Cientistas criaram software capaz de captar ‘sinal alienígena’

Imagem de: Cientistas criaram software capaz de captar ‘sinal alienígena’
Imagem: Getty Images

Uma equipe de cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, sugere que o Centro Galáctico, a área central da Via Láctea, é um dos melhores pontos para enviar e receber sinais de rádio. Para entender essa possibilidade, eles desenvolveram um software capaz de detectar um sinal alienígena de uma civilização avançada.

Na busca por amplificar emissões de rádio de possíveis inteligências extraterrestres, os pesquisadores criaram o projeto Breakthrough Listen Investigation for Periodic Spectral Signals (BLIPSS). Trata-se de um software que pode amplificar os sinais de rádio detectados no Centro Galáctico. Inclusive, o astrônomo líder do projeto, Akshay Suresho, diz que a novidade pode atuar como um "multiplicador de ciência para o SETI".

Como o Centro Galactíco apresenta um grande número de estrelas, há um maior potencial de existir um exoplaneta habitável na região. Por isso, os cientistas acreditam que esse seja o melhor lugar para buscar por um suposto sinal enviado por uma civilização alienígena.

O centro galáctico é uma região agitada e repleta de estrelas e nuvens de poeira e gás, mas é de lá que, supostamente, os alienígenas conseguiriam enviar um sinal forte para longas distâncias.O centro galáctico é uma região agitada e repleta de estrelas e nuvens de poeira e gás, mas é de lá que, supostamente, os alienígenas conseguiriam enviar um sinal forte para longas distâncias.Fonte: Getty Images

O BLIPPS utiliza um algorítimo conhecido como ‘fast folding’, uma técnica extremamente sensível usada para identificar sinais periódicos. Dessa forma, os pesquisadores realizaram diversos testes para garantir que o software é capaz de detectar todos os sinais que eles procuravam. Apesar de não encontrarem nada, eles demonstraram a eficácia do BLIPSS.

"Até agora, o rádio SETI dedicou seus esforços principalmente à busca de sinais contínuos. Nosso estudo lança luz sobre a notável eficiência energética de um trem de pulsos como meio de comunicação interestelar através de vastas distâncias. Notavelmente, este estudo marca o primeiro esforço abrangente para conduzir pesquisas aprofundadas para esses sinais”, diz o astrônomo do Instituto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), Vishal Gajjar.

Sinal alienígena detectado?

Em um artigo publicado na revista científica The Astronomical Journal, os autores explicam que a grande quantidade de estrelas do Centro Galáctico aumenta a chance de detecção de pulsos eletromagnéticos para longas distâncias. Para provar a eficácia do software, eles o testaram com dados captados por diferentes observatórios, como do Green Bank Telescope.

Até o momento, o software não detectou nenhum sinal alienígena, contudo, os cientistas descrevem que o BLIPSS tem uma velocidade incrível e pode analisar milhões de dados em alguns minutos. Ou seja, o programa promete melhorar as futuras investigações sobre o tema — quem sabe assim, a humanidade detectará um sinal semelhante ao sinal WOW.