Astrônomos descobriram exoplaneta tão grande e denso quanto Netuno

Imagem de: Astrônomos descobriram exoplaneta tão grande e denso quanto Netuno
Imagem: Getty Images

De acordo com um estudo publicado no servidor de pré-impressão ArXiv e na revista científica Nature, uma equipe de astrônomos divulgou uma nova descoberta surpreendente: eles encontraram um novo exoplaneta tão grande quanto Netuno. Nomeado de TOI-332 b, o exoplaneta foi descoberto utilizando o sistema Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

A equipe internacional de astrônomos aponta que o planeta é mais denso que o aço e possui quase o dobro da massa de qualquer outro planeta de tamanho semelhante. Ou seja, sua alta densidade sugere que ele é composto por uma maior fração de rocha do que é normalmente esperado pelos cientistas.

A pesquisa propõe uma causa para a alta densidade do planeta: possivelmente, TOI-1853b ganhou essas características após colisões planetárias. O impacto entre outro planeta reduziu parte da atmosfera mais leve e da água e por isso, sobraram mais rochas.

A imagem apresenta uma simulação do impacto; a estrela mãe de TOI-332 b está localizada a aproximadamente 726,5 anos-luz de distância da Terra.A imagem apresenta uma simulação do impacto; a estrela mãe de TOI-332 b está localizada a aproximadamente 726,5 anos-luz de distância da Terra.Fonte:  Universidade de Bristol/Jingyao Dou

“Sabemos que existe uma enorme diversidade de planetas em sistemas exoplanetários; muitos não têm análogo no nosso sistema solar, mas muitas vezes têm massas e composições entre as dos planetas rochosos e Netuno/Urano (os gigantes gelados). “Descobrimos que o corpo planetário inicial provavelmente precisaria ser rico em água e sofrer um impacto gigante extremo a uma velocidade superior a 75 km/s para produzir TOI-1853b como é observado", disse um dos autores do estudo, Dr. Phil Carter, da Escola de Física da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Exoplaneta tão grande quanto Netuno

Carter explica as observações sugerem que o exoplaneta sofreu um impacto gigantesco a uma velocidade superior a 75 km/s. Os cientistas acreditam que os dados são evidências de um grande impacto e, felizmente, serão utilizados para auxiliar na compreensão da formação dos planetas e dos sistemas planetários da Via Láctea.

Apesar de a publicação do artigo, os pesquisadores afirmam que continuarão estudando os dados do exoplaneta para compreender se existe algum tipo de atmosfera residual que possa responder à composição do TOI-1853b. Até então, esses impactos planetários não eram nada esperado pelos cientistas, mas eles podem ajudar a responder muitas questões sobre o tema.

“TOI-1853b é do tamanho de Netuno, mas tem densidade superior à do aço. O nosso trabalho mostra que isto pode acontecer se o planeta tiver experimentado colisões planetárias extremamente energéticas durante a sua formação. Essas colisões eliminaram parte da atmosfera mais leve e da água, deixando um planeta de alta densidade e substancialmente enriquecido em rochas”, disse o estudante de pós-graduação e um dos autores do estudo, Jingyao Dou.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas descobertas da astronomia aqui no TecMundo. Aproveite para descobrir também, o que existe na atmosfera do exoplaneta WASP-96 b.