Como um erro poderia ter matado a tripulação da Apollo 11

2 min de leitura
Imagem de: Como um erro poderia ter matado a tripulação da Apollo 11
Imagem: Getty Images

Mesmo cinquenta anos depois, as realizações notáveis da missão Apollo 11 ainda permanecem como o auge do voo espacial tripulado. Pela primeira vez na história, os seres humanos pousaram com sucesso na superfície de outro corpo celeste, a Lua.

A tripulação da Apollo 11 viajou 380.000 quilômetros até a superfície lunar, onde caminharam, instalaram instrumentos científicos, coletaram amostras e finalmente retornaram à Terra após uma missão bem-sucedida.

No entanto, três dias após deixar a Lua, durante o retorno da Apollo 11 à Terra em 24 de julho de 1969, ocorreu uma séria anomalia, colocando as vidas dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins em perigo.

Por trás dessa missão aparentemente simples e rotineira, havia centenas de possíveis pontos de falha contra os quais a equipe precisava se proteger. Uma etapa crucial, a reentrada bem-sucedida do Módulo de Comando e Serviço, foi de suma importância.

O Módulo de Serviço foi projetado para quebrar e queimar na atmosfera da Terra, garantindo um retorno seguro para os astronautas. No entanto, surgiu a possibilidade inesperada de que seus destroços colidissem com o Módulo de Comando, prejudicando a reentrada e colocando em risco a tripulação.

Os astronautas da da Apollo 11: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin.Os astronautas da da Apollo 11: Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin.Fonte:  GettyImages 

Para evitar tal catástrofe, o Módulo de Serviço deveria realizar manobras de empuxo pós-separação, afastando-o do caminho de reentrada do Módulo de Comando. Isso o colocaria em uma trajetória diferente, garantindo nenhuma colisão e uma reentrada segura. No entanto, devido a uma falha na configuração do alijamento de combustível remanescente do Módulo de Serviço, os propulsores dispararam de forma a colocar em risco a missão.

O problema estava nos dois tipos de propulsores no Módulo de Serviço: os jatos Minus X RCS e os jatos Roll RCS. Os jatos Roll disparavam em rajadas para estabilizar o módulo, enquanto os jatos Minus X disparavam continuamente. Esse disparo contínuo fez com que o Módulo de Serviço desviasse de sua trajetória pretendida e aumentou o risco de colisão com o Módulo de Comando.

Felizmente, a sorte estava do lado dos astronautas e nenhum dos detritos do Módulo de Serviço atingiu o Módulo de Comando. Após a missão, um relatório técnico destacou o problema e ações corretivas foram implementadas antes do próximo voo, Apollo 12.

Curtiu o conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades astronomias aqui no TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.