Primeiro cinturão de radiação é descoberto além do sistema solar

Imagem de: Primeiro cinturão de radiação é descoberto além do sistema solar
Imagem: Chuck Carter, Melodie Kao, Heising-Simons Foundation

A exploração do nosso vasto universo continua a cativar cientistas e observadores de estrelas. Em uma descoberta inovadora, os astrônomos detectaram um cinturão de radiação circundando uma estrela anã situada fora do nosso sistema solar.

O objeto celeste de interesse é LSR J1835+3259, uma anã ultrafria que se estende pela fronteira borrada entre os menores objetos estelares conhecidos como anãs marrons e os maiores planetas gigantes gasosos.

Com uma massa 51 vezes maior que a de Júpiter, essa entidade intrigante chamou a atenção por sua capacidade de gerar as auroras mais intensas, tanto no hemisfério sul quanto no norte.

A detecção de auroras levou os astrônomos a investigar outros sinais indicadores associados a objetos que possuem poderosas magnetosferas. Uma característica particular que eles procuraram observar foi a presença de cinturões de radiação. E os do LSR J1835+3259 brilhariam 10.000 vezes mais do que aqueles que cercam o maior planeta do nosso Sistema Solar.

A Dra. Melodie Kao, pós-doutoranda da UC Santa Cruz, explicou a natureza inovadora de suas observações: "Na verdade, estamos visualizando a magnetosfera de nosso alvo observando o plasma emissor de rádio, seu cinturão de radiação, na magnetosfera. Isso nunca foi feito antes para algo do tamanho de um planeta gigante gasoso fora do nosso sistema solar".

Enquanto o campo magnético da Terra deriva sua força do núcleo de ferro fundido, acredita-se que o campo magnético de Júpiter surja da intensa compressão do hidrogênio em seu interior, fazendo com que ele se comporte como um metal líquido e gere um campo magnético 20.000 vezes mais potente que o do nosso planeta. Acredita-se que os campos magnéticos das anãs marrons sejam alimentados por um mecanismo semelhante.

Para conduzir a pesquisa, a equipe empregou o High Sensitivity Array, uma rede composta por 39 antenas de rádio que vão do Havaí à Alemanha. Esta matriz permitiu aos astrônomos captar imagens de alta resolução, permitindo-lhes diferenciar entre as auroras e os cinturões de radiação deste objeto situado a 18 anos-luz de distância.

Esta descoberta notável abre um novo campo de possibilidades para a compreensão dos fenômenos estelares e expande nosso conhecimento do cosmos.