Foguete Starship, da SpaceX, explode em seu primeiro lançamento

1 min de leitura
Imagem de: Foguete Starship, da SpaceX, explode em seu primeiro lançamento
Imagem: Twitter/Elon Musk

A SpaceX realizou na manhã desta quinta-feira (20) o lançamento do Starship, maior foguete da história, que a empresa pretende usar em futuras missões à Lua e a Marte. No entanto, a espaçonave explodiu poucos minutos depois de partir da base localizada em Boca Chica, nos Estados Unidos.

Depois de adiar a decolagem inicialmente marcada para segunda-feira (17), por problemas em uma válvula de pressão no propulsor Super Heavy, a companhia liderada por Elon Musk decidiu realizar o primeiro voo orbital da nave hoje. O veículo espacial não tinha tripulantes.

O voo experimental iniciou sem problemas e era acompanhado por centenas de pessoas nas proximidades da base texana. Porém, o Starship explodiu após sofrer alguma falha, ainda não comentada pela empresa, sem chegar à órbita. Todos os detalhes do lançamento e também a explosão podem ser vistos no vídeo abaixo:

Em uma declaração anterior, a SpaceX afirmou que a saída do poderoso foguete da plataforma de lançamento já seria motivo para comemorar, independente do resultado do voo. Os testes são essenciais para a nave criada com o objetivo de transportar até 100 pessoas em missões espaciais.

Próximo lançamento

Com a explosão da espaçonave Starship durante a sua primeira tentativa de voo orbital, a empresa se prepara para o próximo teste, ainda sem data definida. Em seu perfil no Twitter, Musk disse que “aprendeu muito” com o experimento e sugeriu um novo lançamento acontecendo “em alguns meses”.

Vale lembrar que a SpaceX tenta levar o foguete à órbita desde 2021, mas alguns atrasos no projeto resultaram em vários adiamentos. Além disso, a autorização da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), indispensável para o voo, só foi dada na última semana.

Escolhida pela NASA para levar os astronautas à Lua na missão Artemis 3, a Starship tem 120 m de altura e capacidade para transportar centenas de toneladas de cargas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.