SpaceX detalha planos para o 1º voo orbital da Starship

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX detalha planos para o 1º voo orbital da Starship
Imagem: Flickr/SpaceX

A SpaceX revelou o plano de voo do primeiro teste orbital da Starship, espaçonave com a qual ela quer ir à Lua e Marte. Os detalhes da decolagem foram apresentados nos documentos entregues à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) na quinta-feira (13).

Sem nenhum tripulante a bordo, o primeiro voo orbital da Starship decolará das instalações da companhia em Boca Chica, no Texas (EUA), impulsionada pelo foguete Super Heavy. Vale destacar que ainda não será a versão final da nave, mas sim um protótipo gigantesco como os que estão sendo usados nos testes.

Cerca de três minutos após a decolagem, o foguete de 70m de altura irá se separar da nave e retornará ao solo, pousando em uma base no Golfo do México, a pouco mais de 30 km de distância da costa. Enquanto isso, a Starship segue viagem, passando sobre o Estreito da Flórida antes de chegar à órbita terrestre.

Ilustração mostra a trajetória da Starship.Ilustração mostra a trajetória da Starship.Fonte:  SpaceX/Divulgação 

Depois de alcançar o espaço, o protótipo iniciará os procedimentos de descida, pousando em uma plataforma no oceano localizada 100 km ao noroeste da ilha de Kauai, no Havaí. Se tudo sair como o planejado, a viagem deve durar um total de 90 minutos.

Voo pode acontecer em julho

Nos documentos enviados à FCC, que servem como pedido de autorização para operar os equipamentos de comunicação durante a missão, não é especificada uma data para o primeiro voo orbital da Starship. Há apenas a sugestão de que o teste ocorrerá entre os dias 20 de junho e 20 de dezembro deste ano.

Anteriormente, Elon Musk havia dito que a empresa estava se preparando para realizar o lançamento em julho, mas ainda não existe qualquer confirmação sobre a data exata. Enquanto isso, seguem os testes com os protótipos da nave, após o voo bem-sucedido do SN15, no início do mês, quando ele pousou sem explodir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.