5 cientistas brasileiras para seguir nas redes sociais

3 min de leitura
Imagem de: 5 cientistas brasileiras para seguir nas redes sociais
Imagem: Getty Images

O ano de 2023 tem sido um marco para a presença feminina na ciência brasileira. Pela primeira vez, temos uma mulher no cargo de ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, a pernambucana Luciana Santos. Com um histórico extenso de atuação na política --Santos já foi deputada federal e estadual, prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos e vice-governadora de Pernambuco-- a ministra é também engenheira eletricista.

Outra pasta que tem uma relação muito próxima com a ciência, o Ministério da Saúde, também é atualmente comandado por uma mulher pela primeira vez, a cientista social Nísia Trindade Lima. Antes de assumir o cargo, Lima foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No Brasil, as mulheres são maioria na pós-graduação, responsável por boa parte da produção científica nacional.

Nos últimos anos, surgiram cientistas que prestam um serviço adicional à população através das redes sociais, espalhando notícias e informações de qualidade sobre diversos campos de pesquisa. Aqui selecionamos 5 perfis para você seguir neste 8 de março e ficar por dentro do que acontece no mundo da ciência nacional. Veja a lista abaixo.

Natalia Pasternak

A microbiologista Natalia Pasternak é um perfil essencial para quem deseja estar por dentro do que acontece na ciência. A pesquisadora e professora teve uma atuação de destaque durante a pandemia de coronavírus, usando sua voz para espalhar as informações mais corretas disponíveis. Pasternak é professora na Universidade Columbia (Estados Unidos) e na FGV,  e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC). Em 2021, ela figurou na lista de mulheres mais influentes do mundo feita pela BBC. 

Aqui no TecMundo, Pasternak já deu uma entrevista para falar sobre os riscos de pseudociências na saúde

Gabriela Bailas

Com um PhD em Física Teórica, e uma especialização em neurociência e comportamento, Gabriela Bailas usa as redes sociais para desfazer mitos e derrubar notícias falsas de ciência e saúde. Aqui no TecMundo, ela também já falou sobre os perigos das pseudociências

Roberta Duarte

Física e doutoranda em astrofísica, Roberta Duarte produz alguns dos fios mais interessantes do Twitter atualmente. Gosta de ler sobre planetas, galáxias e buracos negros? Então esse perfil é ideal para você. Duarte também ja participou do podcast do TecMundo, o TecInverso, falando sobre astronomia e como é fazer pesquisa científica no Brasil.

Mirian Castejon

A doutoranda em astrofísica Mirian Castejon faz divulgação científica nas redes sociais e é supervisora de astronomia no Planetário Ibirapuera, em São Paulo, onde apresenta algumas das sessões mais legais do local. Ela também participou de um vídeo do TecMundo explicando de uma maneira extremamente didática o que é o majestoso Telescópio Espacial James Webb e como ele funciona. 

Mellanie Fontes-Dutra

Biomédica, neurocientista, pesquisadora e professora, Fontes-Dutra produz conteúdo em linguagem didática sobre alguns dos temas que mais perturbam a população ultimamente, como o surgimento de novas doenças e novos vírus.

Essas são apenas algumas das cientistas mais atuantes que temos no país. Nós do TecMundo sugerimos fortemente que você siga e acompanhe as publicações dessas e outras pesquisadoras que têm compartilhado informações valiosas nas redes sociais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.