Quais são os primeiros sinais de alerta do mal de Alzheimer?

3 min de leitura
Imagem de: Quais são os primeiros sinais de alerta do mal de Alzheimer?
Imagem: Pexels

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa um declínio lento na memória, pensamentos, habilidades de raciocínio e comportamento. É uma doença que acomete — mais comumente — pessoas com mais de 60 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de pessoas que vive com Alzheimer no Brasil é de aproximadamente 1,2 milhões — número que pode chegar a 50 milhões no mundo inteiro.

As possíveis causas do Alzheimer

Acredita-se que o mal de Alzheimer seja causado pelo acúmulo anormal de proteínas dentro e ao redor das células cerebrais. Uma dessas proteínas é chamada amiloide, cujos depósitos formam placas ao redor de células como os neurônios.

Embora não se saiba exatamente o que desencadeia a doença de Alzheimer, existe uma série de fatores que podem influenciar e aumentar o risco de desenvolver a enfermidade. São eles:

  • Aumento da idade;
  • Histórico familiar da condição;
  • Depressão não tratada;
  • Estilo de vida e condições associadas a doenças cardiovasculares.

Os sinais de alerta

Geralmente, os sintomas do mal de Alzheimer são divididos em três estágios, sendo eles iniciais, intermediários e posteriores.

É de extrema importância ficar atento aos sinais iniciais e agir com rapidez para melhorar a qualidade de vida do paciente, caso algum deles seja detectado.

Confira alguns dos primeiros sinais de alerta do mal de Alzheimer:

Perda de memória

Um dos sinais mais comuns do Alzheimer, especialmente na fase inicial, é o esquecimento de informações aprendidas recentemente, datas, eventos importantes, perder-se em lugares já conhecidos, eventualmente esquecer o nome de pessoas conhecidas ou mesmo precisar repetir a mesma pergunta diversas vezes.

Qual a situação normal relacionada à idade?

Às vezes, esquecer nomes de pessoas ou compromissos, mas lembrar-se deles mais tarde.

Dificuldade no planejamento e resoluções de problemas

As pessoas que vivem com Alzheimer podem sofrer mudanças em suas capacidades de desenvolver e seguir com um planejamento e/ou lidar com números.

Lidar com as contas mensais da casa pode se tornar uma tarefa ainda mais difícil para pacientes de Alzheimer em estágio inicialLidar com as contas mensais da casa pode se tornar uma tarefa ainda mais difícil para pacientes de Alzheimer em estágio inicialFonte:  Getty Images 

É normal que essas pessoas tenham problemas para executar receitas conhecidas, lidar com as contas mensais e diversos problemas de concentração — e demorar mais tempo para realizar tarefas que exigiam menor tempo antes.

Qual a situação normal relacionada à idade?

Cometer erros ocasionais relacionados a contas domésticas ou próprias finanças.

Desentendimento com tempos ou lugares

A confusão com o tempo e lugares também é um dos sintomas iniciais que podem ser observados em pessoas com Alzheimer. Elas geralmente perdem a noção de datas, espaço, lugares e da passagem do tempo.

Qual a situação normal relacionada à idade?

Ficar confuso com o dia da semana em que está, mas lembrar mais tarde.

Problemas com fala e escrita

Algumas pessoas que vivem com Alzheimer também têm dificuldade para compreender conversas, fazendo com que elas não consigam participar tão ativamente de uma.

É normal que essas pessoas acabem não conseguindo terminar uma conversa por esquecimento de uma palavra ou mesmo da linha de raciocínio.

Além disso, também podem ter dificuldades com o vocabulário, problemas para nomear objetos simples ou utilizar nomes errados para objetos já conhecidos.

Qual a situação normal relacionada à idade?

Não conseguir encontrar uma palavra para usar em algum momento específico.

Mudanças de personalidade e comportamento

As alterações que acontecem na doença de Alzheimer podem afetar o humor e comportamento das pessoas, sendo comum que os pacientes com a doença se sintam mais depressivos, percam o interesse em realizar atividades, retraiam-se socialmente, desconfiem muito dos outros entre outras manifestações.

Os problemas também podem incluir delírios, como acreditar que algo seu foi roubado e até mesmo comportamentos de raiva e agressão.

Qual a situação normal relacionada à idade?

Se estressar quando sua rotina é interrompida de alguma forma.

Perder as coisas e ter dificuldade em refazer os passos

Uma pessoa que vive com o mal de Alzheimer pode perder e colocar seus itens pessoais em lugares anormais, e ter dificuldade em refazer seus passos para voltar e encontrar tais itens.

Perder objetos e não conseguir refazer os passos para encontrá-los está entre sinais iniciais do AlzheimerPerder objetos e não conseguir refazer os passos para encontrá-los está entre sinais iniciais do AlzheimerFonte:  Getty Images 

Além disso, a pessoa também pode começar a acusar outras pessoas de roubo quando não encontra o que perdeu — especialmente à medida que a doença progride.

Qual a situação normal relacionada à idade?

Perder as coisas de vez em quando, mas conseguir refazer seus passos para encontrá-las.

Buscando ajuda médica

Se você notar um ou mais desses sintomas em você, ou pessoas próximas, pode ser difícil saber como agir, mas não os ignore. Agende uma consulta com seu médico de confiança.

O médico realizará alguns testes e procedimentos para ver o que pode estar causando os sintomas.

A detecção precoce do mal de Alzheimer pode proporcionar maior alívio dos sintomas e ajudá-lo a manter uma melhor qualidade, além de aumentar suas chances de participar de ensaios clínicos e pesquisas de medicamentos que podem ajudar no combate da doença.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.