Missão Artemis: nave Orion retorna à Terra após viagem ao redor da Lua

1 min de leitura
Imagem de: Missão Artemis: nave Orion retorna à Terra após viagem ao redor da Lua
Imagem: Fonte: NASA/Reprodução

A cápsula Orion, da NASA, retornou à Terra após sua viagem de mais de 2 milhões de quilômetros ao redor da Lua, ao longo de 26 dias. O pouso aconteceu no domingo (11) no Oceano Pacífico, próximo à ilha de Guadalupe, próxima da fronteira dos Estados Unidos com o México, às 14h40 no horário de Brasília. De acordo com a agência espacial, a operação foi um sucesso e superou as expectativas, concluindo assim a primeira etapa da missão Artemis.

Durante sua reentrada na atmosfera terrestre, Orion suportou temperaturas superiores a 2.700 graus Celsius — aproximadamente metade da temperatura da superfície do Sol. A aterrissagem durou 20 minutos e contou com paraquedas para desacelerar a velocidade da nave de quase 40 mil km/h para cerca de 32 km/h, até sua queda segura no mar.

A cápsula Orion pousou no Oceano Pacífico após sua histórica viagem ao redor da LuaA cápsula Orion pousou no Oceano Pacífico após sua histórica viagem ao redor da LuaFonte:  Fonte: NASA/Reprodução 

Todo o processo foi acompanhado por controladores de voo no Johnson Space Center, da NASA, em Houston. Além disso, uma equipe de recuperação já estava a postos para coletar imagens e dados preliminares da cápsula, antes de ela ser enviada de volta para o Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Lá, técnicos devem conduzir uma avaliação mais completa, ao abrir a escotilha para a descarga de vários materiais.

Dentre eles uma pelúcia do Snoopy, que serviu como indicador visual de gravidade zero, o Comandante Moonikin Campos, manequim usado para testar a integridade de astronautas em futuras etapas tripuladas, e o kit de voo oficial. Ao longo de vários meses, todos os componentes da nave, como seu escudo térmico, também passarão por mais análises.

Dessa forma, o pouso da Orion marca o final da Artemis I, desde seu lançamento pelo Space Launch System (foguete mais poderoso do mundo) em 16 de novembro. Durante a missão, a nave permaneceu no espaço por mais tempo do que qualquer outra, sem acoplar a uma estação espacial. O voo chegou a cerca de 130 quilômetros de altura em seu ponto mais próximo, em uma jornada a quase 435 mil quilômetros de distância da Terra.

A próxima exploração espacial ocorrerá com a Artemis II, na qual levará tripulantes para a órbita da Lua. Por sua vez, a Artemis III visa estabelecer uma presença humana na superfície lunar, cuja base de operações no satélite natural deve entregar promissoras descobertas científicas e servir como um centro intermediário para a tão sonhada ida à Marte.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.