Missão Artemis: nave Orion completa primeiro sobrevoo na Lua

1 min de leitura
Imagem de: Missão Artemis: nave Orion completa primeiro sobrevoo na Lua
Imagem: Fonte: NASA/Reprodução

Após 5 dias do lançamento da missão Artemis, a nave Orion completou com sucesso seu primeiro sobrevoo na Lua nesta segunda-feira (21). Durante a manobra, a cápsula atingiu seu ponto mais próximo da superfície lunar, a cerca de 130 quilômetros de altura, e se prepara para entrar na órbita ao redor do satélite natural na sexta-feira (25).

A ideia é que o veículo permaneça nesta órbita ao longo de uma semana para testar seus sistemas antes de uma viagem tripulada no futuro, tendo em vista a exploração espacial.

No momento do sobrevoo lunar, Orion estava a mais de 370 mil quilômetros da Terra. A NASA chegou a perder a comunicação com a nave, o que já era esperado, enquanto ela passava atrás da Lua. O sinal com a estação terrestre foi recuperado após 34 minutos.

A nave Orion completou com sucesso seu primeiro sobrevoo na Lua, 5 dias após o lançamento da missão ArtemisA nave Orion completou com sucesso seu primeiro sobrevoo na Lua, 5 dias após o lançamento da missão ArtemisFonte:  Fonte: NASA/Reprodução 

A fase inicial da missão Artemis é descrita pela NASA como o “primeiro passo na próxima era da exploração humana” e deve ser completada em meados de dezembro. Já a Artemis 2 enviará novamente a cápsula Orion para a órbita da Lua em 2024, através do foguete Space Launch System (SLS), mas desta vez com tripulantes.

Por sua vez, um pouso na superfície lunar está previsto para ocorrer em 2025, com a Artemis 3. Tal fase marcará o retorno da humanidade à Lua, cerca de 50 anos desde o fim do programa Apollo. Além disso, a missão tem o objetivo final de estabelecer uma base de operações no satélite natural, para ajudar na tão sonhada viagem à Marte.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.