Como descartar corretamente pilhas e baterias usadas?

3 min de leitura
Imagem de: Como descartar corretamente pilhas e baterias usadas?
Imagem: Shutterstock

Você sabia que pilhas e baterias usadas não podem ser descartadas no lixo comum? Se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas ou estourar, deixando vazar o líquido tóxico contido em seu interior.

Como esse líquido não é biodegradável - não se decompõe na natureza - pode contaminar o solo, em aterros sanitários, e a água dos lençóis freáticos com os produtos de sua composição. O descarte incorreto também pode causar doenças em humanos e animais, como insuficiência renal e cardíaca e até mesmo câncer.

Além disso, pilhas descartadas no lixo comum causam centenas de incêndios por ano em depósitos de lixo e usinas de reciclagem. As baterias e pilhas que contêm íon-lítio e níquel-hidreto metálico podem pegar fogo ou explodir quando danificadas, incendiando outros materiais que estejam por perto.

Pilhas recarregáveis são uma opção para economizar e diminuir danos sobre o meio ambientePilhas recarregáveis são uma opção para economizar e diminuir danos sobre o meio ambienteFonte:  Shutterstock 

Entenda a seguir como realizar o descarte correto de pilhas e baterias usadas e ajudar a preservar o meio ambiente e prevenir acidentes.

Como descartar pilhas e baterias usadas

Desde 2010, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que incentiva a implantação de logística reversa, para que as empresas, governos e consumidores se comprometam em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos contaminantes, como pilhas e baterias, às empresas fabricantes.

Assim, a responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas e baterias após o uso é de quem fabrica. Aos consumidores, resta o encaminhamento correto dos produtos.

É importante armazenar as pilhas e baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais. Para isso, o ideal é embalá-las em plástico resistente - para evitar contato com umidade e evitar vazamentos.

Pilhas usadas devem ser guardadas com cuidado até que o descarte seja feitoPilhas usadas devem ser guardadas com cuidado até que o descarte seja feitoFonte:  Shutterstock 

Após embaladas, consulte quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho. Os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que os comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras.

Pilhas com descarte diferente

Verifique na embalagem da pilha se consta que ela pode ser descartada no lixo comum; as pilhas do tipo alcalinas não contêm metais pesados em sua composição - e algumas orientam em sua embalagem quanto ao tipo correto de descarte que, em alguns casos, pode ser direto para a reciclagem.

Mas atenção: mesmo as alcalinas nunca devem ser misturadas com outros resíduos.

As pilhas comuns, como as recarregáveis, possuem mercúrio, cádmio e chumbo, e, portanto, sempre devem ser devolvidas ao fabricante.

Cuidado com pilhas e baterias "piratas"

Outro cuidado muito importante é não utilizar pilhas e baterias "piratas" (recarregáveis ou não) - também conhecidas como de "segunda linha". De procedência duvidosa, esses produtos podem conter materiais muito mais tóxicos do que os regularizados e prejudicar o meio ambiente.

Para comprar pilhas e baterias seguras, é importante sempre observar a rotulagem do produto. Os produtos piratas não possuem os certificados necessários para a produção correta, portanto são mais baratos, mas podem trazer sérios transtornos.

As baterias paralelas costumam possuir menor capacidade de armazenar energia, apresentam vazamentos frequentes, menor vida útil e maior risco à saúde, possibilitando a exposição a metais pesados.

Destinação final

Tanto pilhas quanto baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente. Geralmente, é feita a trituração da parte metálica dos produtos, até que eles virem pó. A poeira então é tratada quimicamente, para que o material deixe de ser tóxico.

O descarte correto de pilhas e baterias facilita a reciclagem dos materiaisO descarte correto de pilhas e baterias facilita a reciclagem dos materiaisFonte:  Shutterstock 

O que resta é separado por densidade e testado quimicamente, para descobrir qual o metal presente e a cor dele. Depois, o resíduo passa por tratamento térmico e pode ser reutilizado para outros fins, como corante para pintura de cerâmicas, vidros e azulejos.

Doenças causadas por contaminação com pilhas e baterias

Segundo a Universidade Federal de Uberlândia, a contaminação pelos produtos tóxicos contidos nas pilhas e baterias - que são agrupamentos de pilhas - pode causar:

  • Perda de memória, causada pela ingestão de mercúrio por meio, por exemplo, de peixes contaminados;
  • Insuficiência renal crônica: a ingestão de cádmio, por meio de água e alimentos contaminados, causa graves problemas aos rins, pois o cádmio leva até 30 anos para ser eliminado pelo organismo humano;
  • Inflamações dos pulmões: a inalação do cádmio, por meio da fumaça proveniente da sua queima, pode causar pneumonite, uma resposta alérgica exagerada do sistema imunológico e edema pulmonar;
  • Insuficiência cardíaca: a intoxicação por lítio pode atrapalhar a função de nosso marca-passo natural, afetando os estímulos elétricos;
  • Distúrbios digestivos: o chumbo e o cádmio podem destruir o sistema digestivo, causando dores, patologias irreversíveis e perda do controle das funções fisiológicas;
  • Danos nas articulações: o chumbo pode afetar as articulações de todo o corpo, começando pelos dedos e pulso, até paralisá-las completamente.

A boa notícia é que basta realizar o descarte correto de pilhas e baterias para evitar todos esses problemas! Vamos preservar o planeta e a nossa saúde?!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.