Varíola de macacos: Brasil tem mais de 200 casos confirmados
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, já foram confirmados mais de 200 casos de varíola de macacos em diferentes regiões no Brasil

11/07/2022, às 09:30

Fonte: Shutterstock
Imagem de Varíola de macacos: Brasil tem mais de 200 casos confirmados no tecmundo
Já foram confirmados 219 casos de pacientes infectados com varíola dos macacos no Brasil — há três dias, eram 106 casos confirmados. Os dados foram divulgados pela Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e pelo Ministério da Saúde.
- Leia também: Como se prevenir da varíola de macacos?
Até o momento, São Paulo é a região com mais infectados no país e já registra 158 casos. O Rio de Janeiro segue em segundo lugar na lista e já contabiliza 34 casos de pacientes infectados. Outras infecções também aconteceram em Minas Gerais (14), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2), Goiás (2) e Distrito Federal (1).
O Ministério da Saúde já demonstrou interesse em comprar vacinas contra a doença.
Mais de 7 mil casos
O vírus da varíola dos macacos, da família ortopoxvírus, infecta macacos e outros animais, contudo, também pode contaminar humanos. Apesar de ser comum na África Ocidental, o vírus começou a se espalhar em diversas regiões do mundo, onde é incomum encontrar infecções causadas pela doença.
Na última quinta-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que já foram confirmados mais de 7 mil casos de varíola dos macacos em 60 países. Atualmente, cerca de 80% dos casos relacionados à doença estão sendo investigados na Europa — inclusive, a OMS acredita que existam mais casos que os reportados até o momento.
A transmissão da doença acontece por contato direto ou indireto com sangue, lesões na pele e fluidos corporais de animais infectados pela doença. Já em relação ao contato com humanos, a transmissão ocorre por contato com secreções, lesões de pele e fluídos — a OMS afirma que muitos casos identificados foram transmitidos por relações sexuais entre homens.

Especialista em Redator
Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.