Brasil tem mais de 100 casos confirmados de varíola de macacos

1 min de leitura
Imagem de: Brasil tem mais de 100 casos confirmados de varíola de macacos
Imagem: Shutterstock

Na última quarta-feira (6), o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil já conta com 106 casos confirmados de pessoas infectadas com varíola dos macacos, sendo que 75 casos foram registrados em São Paulo. O Rio de Janeiro é a segunda região mais afetada pela doença e já contabiliza 20 casos.

Segundo as informações divulgadas pela Agência Brasil, outros três casos foram reportados em Minas Gerais, enquanto no Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, foram registrados 2 casos em cada estado. Além disso, o Rio Grande do Norte e Distrito Federal também reportaram um caso cada.

O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), continua em comunicação direta com os estados para monitorar os casos e rastrear pacientes infectados que tiveram contatos com outras pessoas.

O Ministério da Saúde já demonstrou interesse em comprar vacinas contra a varíola dos macacosO Ministério da Saúde já demonstrou interesse em comprar vacinas contra a varíola dos macacosFonte:  Shutterstock 

Varíola no mundo

Na última quarta-feira (6), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que já foram confirmados mais de 6 mil casos de pacientes infectados com varíola dos macacos em 58 países, principalmente na Europa.

“Os testes continuam sendo um desafio, e é altamente provável que haja um número significativo de casos que não foram detectados. A Europa é o atual epicentro do surto, registrando mais de 80% dos casos em todo o mundo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Além disso, a OMS convocou uma nova reunião para entender se, assim como o coronavírus SARS-CoV-2, o vírus causador da varíola de macacos pode ser considerado uma emergência de saúde global — a reunião está prevista para ser realizada no dia 18 de julho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.