Ciência

Brasil tem mais de 100 casos confirmados de varíola de macacos

O órgão de saúde anunciou que maior parte dos casos confirmados foi registrada em São Paulo, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais

Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

07/07/2022, às 13:00

Brasil tem mais de 100 casos confirmados de varíola de macacos

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Brasil tem mais de 100 casos confirmados de varíola de macacos no tecmundo

Na última quarta-feira (6), o Ministério da Saúde anunciou que o Brasil já conta com 106 casos confirmados de pessoas infectadas com varíola dos macacos, sendo que 75 casos foram registrados em São Paulo. O Rio de Janeiro é a segunda região mais afetada pela doença e já contabiliza 20 casos.

Segundo as informações divulgadas pela Agência Brasil, outros três casos foram reportados em Minas Gerais, enquanto no Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, foram registrados 2 casos em cada estado. Além disso, o Rio Grande do Norte e Distrito Federal também reportaram um caso cada.

O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), continua em comunicação direta com os estados para monitorar os casos e rastrear pacientes infectados que tiveram contatos com outras pessoas. 

O Ministério da Saúde já demonstrou interesse em comprar vacinas contra a varíola dos macacosO Ministério da Saúde já demonstrou interesse em comprar vacinas contra a varíola dos macacos

Varíola no mundo

Na última quarta-feira (6), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que já foram confirmados mais de 6 mil casos de pacientes infectados com varíola dos macacos em 58 países, principalmente na Europa.

“Os testes continuam sendo um desafio, e é altamente provável que haja um número significativo de casos que não foram detectados. A Europa é o atual epicentro do surto, registrando mais de 80% dos casos em todo o mundo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Além disso, a OMS convocou uma nova reunião para entender se, assim como o coronavírus SARS-CoV-2, o vírus causador da varíola de macacos pode ser considerado uma emergência de saúde global — a reunião está prevista para ser realizada no dia 18 de julho.


Avatar do(a) autor(a): Lucas Vinicius Santos

Por Lucas Vinicius Santos

Especialista em Redator

Lucas Guimarães escreve sobre ciência e tecnologia há mais de dez anos.