Testes de PCR para detectar varíola de macacos chegam ao Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Testes de PCR para detectar varíola de macacos chegam ao Brasil
Imagem: Shutterstock

A empresa Roche Diagnóstica em conjunto com a sua filiada TIB Molbiol anunciou que vai disponibilizar testes para detecção da varíola de macacos.

Considerado padrão ouro para a detecção de doenças virais, o teste do tipo PCR, que irá coletar material das lesões de pele, estará disponível em três versões, que têm diferentes graus de detecção e identificação dos vírus.

O primeiro kit detecta todos os tipos de ortpoxvírus. O segundo faz detecção especifica para as variantes da África Ocidental e da África Central. E o terceiro kit é uma mescla dos dois primeiros, detectando todos os tipos de ortopoxvírus e identificando se é correspondente a uma das linhagens africanas.

Feridas pelo corpo estão entre as principais manifestações da varíola de macacosFeridas pelo corpo estão entre as principais manifestações da varíola de macacosFonte:  Shutterstock 

De acordo com o comunicado da empresa, os testes estarão disponíveis para instituições do setor público e privado e, inicialmente, serão de uso exclusivo para pesquisa. No entanto, os laboratórios poderão realizar diagnósticos, desde que façam validação dos ensaios clínicos.

Atualmente o Brasil está em um crescente da doença, com mais de 200 casos confirmados dentro do território nacional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.