Astrônomos apresentam o mapa mais completo da nossa galáxia

2 min de leitura
Imagem de: Astrônomos apresentam o mapa mais completo da nossa galáxia
Imagem: ESA/ATG medialab; Milky Way: ESA/Gaia/DPAC; CC BY-SA 3.0 IGO. Acknowledgement: A. Moitinho.

*Este texto foi escrito por uma colunista do TecMundo; saiba mais no final.

No início desta semana, o levantamento GAIA publicou o mais novo levantamento do nosso céu noturno, sendo o censo mais completo já publicado até hoje, incluindo estrelas, quasares, galáxias e outros objetos celestes.

A missão GAIA

O GAIA é um telescópio espacial que foi lançado em 2013. O equipamento monitora todo o céu e cria um levantamento com objetivo principal de construir o melhor mapa tridimensional da nossa Galáxia, a Via Láctea. Com esse mapa, a missão vai providenciar as posições de bilhões de estrelas com uma precisão sem precedentes.

Além disso, teremos informações de velocidade nas 3 dimensões, possibilitando um estudo mais profundo dos objetos e da Via Láctea em si. Ao monitorar o céu, o GAIA é capaz de captar alterações no brilho de alguns objetos, podendo levar ao descobrimento de exoplanetas.

E por fim, o telescópio também irá observar mais de 500.000 quasares distantes, providenciando novos dados fundamentais para o continuamente da teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Missão GAIAMissão GAIAFonte:  ESA-GAIA 

Qual a régua no Universo?

Medir a distância de um objeto no céu não é nada fácil. Estrelas brilhantes podem ser grandes ou estar perto, enquanto estrelas fracas podem ser pequenas ou apenas estar distantes. Então, como medir a distância até as estrelas sem uma régua ou sem ir até la?

O ramo de medir distâncias e posições se chama astrometria e uma das técnicas mais precisas se chama paralaxe. O principio da paralaxe é geometria simples e não é difícil de entender. Estique sua mão, aponte o dedo para cima na sua frente e feche um olho de cada vez. Agora, ao alterar qual olho está fechado, você consegue perceber um movimento aparente do seu dedo. Você poderia medir a distância ao seu dedo sabendo a distância entre seus olhos e seu nariz e o tamanho do seu braço com geometria simples. Essa é a ideia da paralaxe. Mas ao invés do seu nariz, temos o Sol e em cada olho a posição da Terra em um momento do ano.

Conceito de paralaxe ilustradoConceito de paralaxe ilustradoFonte:  ESA-GAIA 

Ao observarmos um objeto, conseguimos mapear a sua posição em relação aos objetos de fundo. 6 meses depois estaremos do outro lado do Sol (ou seja, como alternar qual olho está aberto) e podemos voltar a observar o mesmo objeto. Iremos notar uma pequena alteração na posição desse objeto. Com essa alteração somos capazes de medir sua distância!

Mas nem tudo é perfeito. Essa técnica funciona muito bem para objetos próximos, para objetos mais distantes é necessário muita precisão, e ai que entra o telescópio GAIA, que possui uma precisão inédita! Estrelas próximas possuem um movimento aparente de um arcsegundo. A missão vai ser capaz de medir com precisão movimentos aparentes de 0.000001 arcsegundos! Para efeito de escala, 1 arcsegundo corresponde a 1/3.600 de um grau e Lua cheia possui um tamanho aparente no céu de dois graus.

Essa não é uma imagem da Via Láctea. São milhões de imagens juntas. Cada ponto tem uma observação detalhada do telescópio GAIAEssa não é uma imagem da Via Láctea. São milhões de imagens juntas. Cada ponto tem uma observação detalhada do telescópio GAIAFonte:  ESA-GAIA 

Camila de Sá Freitas, colunista do TecMundo, é bacharel e mestre em astronomia. Atualmente é doutoranda no Observatório Europeu do Sul (Alemanha). Autointulada Legista de Galáxias, investiga cenários evolutivos para galáxias e possíveis alterações na fabricação de estrelas. Está presente nas redes sociais como @astronomacamila.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.