Próxima superlua aparece no céu do dia 14 de junho; saiba como acompanhar

1 min de leitura
Imagem de: Próxima superlua aparece no céu do dia 14 de junho; saiba como acompanhar
Imagem: Shutterstock

Para quem curte fenômenos astronômicos, o ano de 2022 está repleto de “atrações”, que incluem dez chuvas de meteoros, alinhamento de cinco planetas, dois eclipses lunares totais e dois solares parciais, além de uma lua negra e, finalmente, três superluas. Na próxima terça-feira (14), ocorre a primeira delas.

Chamado de superlua, o fenômeno permite que pessoas do mundo inteiro consigam ver o nosso satélite natural em um “tamanho maior”. Isso acontece porque, a exemplo do que irá ocorrer também nos dias 13 de julho e 12 de agosto, a lua da semana que vem estará próxima do perigeu, seu ponto de maior proximidade com o nosso planeta.

Nos Estados Unidos, essa lua cheia é conhecida como Lua de Morango, nome originário da cultura dos algonquinos, um povo nativo dos EUA que habita o nordeste da América do Norte. Na tradição tribal, é muito comum nomear a lua conforme o período das colheitas, meses e épocas do ano. Assim, junho é o mês em que as flores dos morangos começam a desabrochar e os frutos podem ser colhidos.

Como assistir à superlua do dia 14 de junho?

Embora a visibilidade da Lua seja melhor à noite, no Brasil o perigeu do satélite ocorrerá pela manhã, às 8h52 do dia 14 de junho, no horário de Brasília, o que significa que esse pico de visibilidade será melhor apreciado em outros pontos da Terra. No entanto, garantem os especialistas, por volta das 20h da mesma terça-feira, a Lua estará em uma fase 99,5% iluminada.

Para quem está iniciando na arte da astrofotografia, as superluas são fenômenos ideais para observar e registrar. Mas, quem não quiser enfrentar o friozinho da noite no Brasil poderá acompanhar a experiência através do canal The Virtual Telescope Project, que transmitirá ao vivo o evento, a partir das 16h15 do dia 14 de junho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.