Astrofotógrafo mostra o movimento da lua com 2 milhões de fotos

1 min de leitura
Imagem de: Astrofotógrafo mostra o movimento da lua com 2 milhões de fotos
Imagem: Shutterstock

Andrew McCarthy é um astrofotógrafo: com ajuda do seu telescópio, ele tira fotos fascinantes do céu. Dentro de 27 dias, o autoproclamado "rapaz normal" embarcou em uma grande empreitada.

Como nunca havia visto em alta resolução o período de lunação no zênite, ele se lançou ao desafio. Entre uma lua nova e outra, tirou 2 milhões de fotos do astro. Com esse material foi capaz de reproduzir a dança do nosso satélite natural na esfera celeste.

Para obter as fotos, Andrew viajou pelo Arizona, Estados Unidos, durante um mês inteiro, capturando imagens da lua no zênite, ponto mais alto do céu. Durante a empreitada teve que desviar do tempo ruim e de nuvens de poeira que atrapalhavam o trabalho.

McCarthy postou o resultado nas suas redes sociais. O vídeo fascinante mostra as diferentes fases da lua, conforme o avanço do mês. Graças ao equipamento poderoso do fotógrafo, é possível ver até mesmo as sombras se formando sobre as crateras lunares.

A dança do astro, ou libração, é resultado da mudança da perspectiva do observador que ocorre graças ao eixo lunar, levemente inclinado, e do formato da sua órbita. Já lunação é o período de aproximadamente um mês entre duas luas novas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.