Como observar um eclipse lunar?

3 min de leitura
Imagem de: Como observar um eclipse lunar?
Imagem: Shutterstock

Na noite do dia 15 (domingo) e na madrugada de 16 de maio ocorrerá um dos eventos astronômicos mais simples de serem observados: um eclipse lunar total! Vamos entender como funciona e quais as dicas para poder aproveitar ao máximo esse fenômeno.

Os eclipses ocorrem quando um astro se interpõe entre o Sol e outro corpo celeste. No caso dos eclipses lunares, a Terra fica no meio, projetando sua sombra na Luae

Esse evento ocorre a cada seis meses, quando a Lua entra em sua “estação de eclipses”, que tem uma duração de aproximadamente 34 dias. Mas devido ao movimento dos astros, esses eclipses não são visíveis em todas as regiões do globo nos mesmos períodos, sendo necessário também que a Lua esteja em sua fase cheia.

Outro fator para a visibilidade dos eclipses está relacionado à sombra da Terra, que tem duas regiões, uma chamada umbra, que é mais escura e facilmente observável, e a penumbra, que é mais clara e também gera eclipses, mas são mais difíceis de serem observados, pois nem sempre essa sombra é perceptível.

No evento que se inicia na noite do domingo (15), a Lua entrará na região de penumbra, por volta das 22h32, e deve entrar na região de umbra, por volta das 23h27. Se você preferir observar apenas o eclipse total, o horário de seu ápice será por volta de 1h11 da madrugada do dia 16 de maio. Hora perfeita para exorcizar pandas vermelhos gigantes (para quem já viu "Red: Crescer é uma Fera").

Porque o eclipse total também é chamado de lua de sangue?

Durante o eclipse podemos perceber que a Lua vai ficando escura, mas ao contrário de sumir totalmente do céu quando o eclipse atinge seu máximo, a Lua fica avermelhada. Isso acontece devido a um fenômeno que ocorre na atmosfera da Terra, chamado Espalhamento Rayleigh, que refrata a luz do Sol. Os comprimentos de onda do vermelho são maiores e mais difíceis de serem refratados em nossa atmosfera, então essa luz que “escapa” é refletida na Lua, dando o tom vermelho-alaranjado.

A intensidade dessa coloração e o brilho observável durante o eclipse depende das condições de nossa atmosfera no momento do evento. Uma maior concentração de partículas suspensas, como as de poluição, podem dar um aspecto mais avermelhado, em contrapartida, nuvens de poeira provenientes de vulcões, podem dar a perspectiva de um brilho mais apagado e escuro.

Quando a Lua fica vermelha, significa que o eclipse está em seu máximoQuando a Lua fica vermelha, significa que o eclipse está em seu máximoFonte:  Shutterstock 

Outros fatos interessantes sobre esse eclipse em particular é que ele será em uma superlua, que é o momento em que a Lua se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, e aparenta estar maior no céu. Além disso, a fase total do eclipse terá uma duração aproximada de 85 minutos, com o término em sua fase de penumbra por volta das 3h55 da madrugada de segunda (16).

Saiba mais sobre Eclipses e os eventos astronômicos de maio

Dicas para observar o eclipse

Para os eclipses lunares não é necessário equipamento especializado, apenas um céu limpo, olhos atentos e um local sem muitos prédios ou outros fatores que possam atrapalhar sua observação do céu.

Mas alguns itens podem te ajudar a tornar a observação mais confortável, assim como dar a oportunidade para registrar o momento em fotos. E aí vão as dicas:

  • Se possível, escolha um local com boa visualização do céu, sem interferência de prédios, árvores, ou excesso de iluminação (postes, luzes de casa, e afins).
  • Fique confortável. Use uma cadeira reclinável, ou mesmo um tapete ou manta para deitar-se no chão.
  • Se possível, acampe. Em regiões rurais, onde não há interferência de luzes urbanas, o céu ganha outros tons, e muito mais estrelas são visíveis.
  • Para fotos, você pode utilizar câmeras simples ou tirar fotos com o celular. Não se esqueça do tripé para manter seu equipamento estável, evitando fotos tremidas.
  • Você também pode usar lunetas, binóculos e telescópios! Isso lhe dará uma visão mais detalhada da Lua e das nuances de cores provocadas pelo eclipse.
  • Chame amigos, família e aproveite o eclipse!
Fique confortável e aproveite o evento!  Shutterstock Fique confortável e aproveite o evento!

Caso sua região esteja com tempo nublado no dia, você terá uma nova oportunidade de ver um eclipse lunar no dia 8 de novembro de 2022. Mas infelizmente, ele só será visível em uma parte da América do Sul.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.