SpaceX traz astronautas da missão Crew-2 de volta à Terra

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX traz astronautas da missão Crew-2 de volta à Terra
Imagem: NASA/Divulgação

A SpaceX concluiu com sucesso a viagem de volta à Terra dos quatro astronautas que fizeram parte da missão Crew-2 e estavam na Estação Espacial Internacional (ISS) há 199 dias. A nave Crew Dragon fez um pouso seguro na noite dessa segunda-feira (8), no litoral da Flórida (Estados Unidos).

Iniciada por volta das 16h (horário de Brasília), quando a cápsula batizada de "Endeavour" se separou da ISS, a viagem incluiu algumas horas de voo ao redor do laboratório orbital antes de manobrar em direção ao planeta. A jornada teve alguns problemas, como um defeito no banheiro da espaçonave.

Por conta disso, os astronautas Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet precisaram usar fraldas durante todo o percurso, que durou cerca de dez horas. Outra dificuldade enfrentada pela tripulação foi em relação à abertura dos paraquedas, que aconteceu antes do previsto, mas não afetou a queda na água.

Depois do pouso nas águas do Golfo do México, os tripulantes e a Crew Dragon foram resgatados e transportados até a cidade de Houston (EUA). "Estamos felizes por ter Shane, Megan, Aki e Thomas de volta à Terra em segurança, após outra missão recorde de longa duração para a Estação Espacial Internacional", comentou o administrador da NASA Bill Nelson.

Grandes feitos no espaço

Lançada no dia 23 de abril com o auxílio do foguete Falcon 9, a missão foi marcada por diversos experimentos e atividades na ISS. Ao longo do tempo em que ficaram em órbita, os astronautas cultivaram e colheram pimentas, estudaram o comportamento das chamas gasosas na microgravidade e fizeram quatro caminhadas espaciais, entre outras tarefas.

Agora, a SpaceX se prepara para lançar a missão Crew-3, prevista para ser iniciada nesta quarta-feira (10) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (EUA). Farão parte da viagem os astronautas Raja Chari, Thomas Marshburn, Matthias Maurer e Kayla Barron, que deverão passar um período de aproximadamente seis meses na ISS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.